Quem ainda não havia se rendido ao Hallyu (onda coreana) que tomou o mundo, certamente se encantou nesse final de semana. A 16ª edição do Festival de Cultura Coreana, realizada no último sábado e domingo, no Bom Retiro, São Paulo, registrou um público recorde de mais de 95 mil pessoas. A edição deste ano aconteceu em homenagem aos 60 anos de imigração coreana no Brasil
Aliás, a trajetória de seis décadas da comunidade coreana no país também foi enfatizada durante o evento. Quem prestigiou o Festival pode visitar a exposição de fotografias “Rastros de 60 anos da Imigração Coreana no Brasil”, realizada no Acervo Histórico de São Paulo, na praça Tiradentes. A exposição permanecerá até o dia 30.
Palco uniu gerações
No palco principal, bandas coreanas internacionais e grupos cover de K-pop revezaram com grupos tradicionais de danças e de música instrumental unindo gerações e gostos. Pela primeira vez, o Samulnori Hanullim, grupo de percussão tradicional coreana, performou junto com o StageBreaker, grupo cover de K-pop. Houve também a estreia do grupo GaMuSeong, formado por representantes de artes tradicionais coreanas que vivem no Brasil.
No local também aconteceu a final da 11ª edição do concurso “K-Pop Festival”, oferecido pelo Centro Cultural Coreano. Nessa etapa, concorreram dez grupos de todo o Brasil. O vencedor desse ano foi o grupo Utopia, de Curitiba (PR).