![5 motivos pelos quais o Orientador Educacional é fundamental na vida escolar 1 diadoorientadoreducacional5101496317789891620.](https://www.abcagora.com.br/wp-content/uploads/2020/12/diadoorientadoreducacional5101496317789891620.-1024x683.jpg)
Dia 04 de dezembro é comemorado o Dia do Orientador Educacional, profissional imprescindível na gestão da educação. É ele o responsável pelo desenvolvimento pessoal dos alunos e pelo fornecimento do suporte necessário na formação cidadã dos estudantes junto à equipe pedagógica. Especialmente para a data, a Faculdade Anhanguera de Santo André (SP), separou cinco motivos pelos quais o Orientador Educacional é tão importante no acompanhamento da vida escolar.
Resolução de conflitos
Quem nunca vivenciou conflitos na trajetória escolar, volte duas casas. É muito comum que um ambiente que concentra diversos alunos, de faixa etárias diferentes e em idade de formação, apresente discordâncias. Ao lado da direção, o Orientador Educacional é o mediador de conflitos até sua resolução. “O Orientador tem o dever de entender ambos os lados para que equilibre os interesses dos envolvidos, sempre prezando pela ética e valores pregados pela instituição de ensino”, diz Marina Angelocci, Coordenadora do curso de Pedagogia da Faculdade Anhanguera.
Processo de Aprendizagem
É função do Orientador Educacional prezar pelo progresso da aprendizagem de estudantes considerando o lado comportamental das crianças e jovens. É ele quem terá um olhar minucioso sobre as atitudes dos alunos e o processo de desenvolvimento das relações interpessoais de cada um dentro da escola. “Estamos falando de idades de formação, determinantes para criação de laços, gostos e escolhas pessoais. Observar e orientar os alunos no ambiente escolar tem forte relação com o adulto que ele irá se tornar”, continua Angelocci.
Orientador não é psicólogo
Essa distinção precisa ser feita. O atendimento pedagógico é diferente do psicológico. Ainda que o Orientador procure entender as relações interpessoais e zele pela convivência harmoniosa, a qualquer sinal que denote a necessidade de um psicólogo, o encaminhamento deve ser feito.
Acessibilidade
O Orientador Educacional precisa ser uma figura acessível aos estudantes. Para ter a visibilidade do que acontece nas escolas, ele deve circular pelos espaços, conversar com os estudantes, professores e demais profissionais a fim de identificar gaps comportamentais. Também é preciso ter uma escuta aberta e manter um diálogo direto com gestores e, também, com a comunidade. Por isso, o trabalha ultrapassa os portões escolares. Enquanto visionário da formação cidadã, é o profissional que olha para a comunidade e busca transparecer sua realidade também na escola.
Atuação integrada
O trabalho do Orientador Educacional conta com uma cadeia de apoio, como o diretor, coordenador, coordenador pedagógico, professores e demais profissionais. “Para ter um cenário integrado da vida escolar é preciso contar com a participação de todos a fim de compreender e implantar o melhor caminho a ser seguido”, finaliza Marina Angelocci.
Sobre a Anhanguera
Fundada em 1994, a Anhanguera já transformou a vida de mais de um milhão de alunos, oferecendo educação de qualidade e conteúdo compatível com o mercado de trabalho em seus cursos de graduação, pós-graduação e extensão, presenciais ou a distância. Presente em todos os estados brasileiros, a Anhanguera presta inúmeros serviços gratuitos à população por meio das Clínicas-Escola na área de Saúde e Núcleos de Práticas Jurídicas, locais em que os acadêmicos desenvolvem os estudos práticos. Focada na excelência da integração entre ensino, pesquisa e extensão, a Anhanguera oferece formação de qualidade e tem em seu DNA a preocupação em compartilhar o conhecimento com a sociedade também por meio de projetos e ações sociais. Em 2014, a instituição passou a integrar a Kroton. Para mais informações, acesse: anhanguera.com e blog.anhanguera.com.
Sobre a Kroton
A Kroton, que faz parte da holding Cogna Educação, uma companhia brasileira e uma das principais organizações educacionais do mundo, atende ao mercado B2C do Ensino Superior, levando educação de qualidade em larga escala. Presente em mais de 1.300 municípios em todo Brasil, a companhia conta com 176 unidades próprias, 1.553 polos de ensino a distância e mais de 817 mil estudantes, sob as marcas Anhanguera, Fama, Pitágoras, Unic, Uniderp, Unime e Unopar. Transformar a vida das pessoas por meio da educação, formando cidadãos e preparando profissionais para o mercado, é a missão da instituição, que trabalha para continuar concretizando sonhos em todos os cantos do país. Para mais informações acesse: www.kroton.com.br.
Fonte: Ideal H+K Strategies