O Mercado Municipal Paulistano, o Mercadão, sediará no sábado, dia 24 de agosto, o formato presencial do 1º Feirão do Turismo: Conheça o Brasil, programa do Ministério do Turismo em parceria com o Conselho Nacional do Turismo. O feirão acontece em 14 cidades e visa conceder descontos ou vantagens especiais e condições exclusivas de pagamento, passagens aéreas, pacotes de viagem, hospedagem, passeios turísticos e cruzeiros, como forma de movimentar o turismo no Brasil na baixa temporada, garantindo a estabilidade dos serviços turísticos durante todo o ano.
Em São Paulo, o evento presencial acontecerá no Espaço de Eventos do Mercadão e tem organização da Secretaria de Turismo e Viagens do Estado de São Paulo. No formato virtual, acontece até o dia 26 de agosto, em todo o país.
“O Mercadão não é somente um ícone da gastronomia paulistana, mas também um espaço que promove a cultura, o turismo e o desenvolvimento econômico da nossa cidade. Ao reunir em um só lugar diversas opções de viagens com preços especiais, estamos oferecendo aos paulistanos e turistas a oportunidade de conhecer as maravilhas do nosso país. Acreditamos que o turismo é um motor fundamental para a nossa economia. Ao fomentar as viagens domésticas, estamos gerando empregos, impulsionando o comércio local e fortalecendo a nossa identidade cultural”, destaca Aldo Bonametti, CEO da Mercado SP, concessionária que administra o Mercadão e o Mercado Kinjo Yamato.
Serviço
1º Feirão do Turismo: Conheça o Brasil
Data: 24 de agosto
Horário: das 11h às 17h – Recepção os participantes no Portão 1
Local: Espaço de Eventos do Mercadão
Endereço: Rua da Cantareira, 306, Centro Histórico
Mais informações: https://www.gov.br/turismo/pt-br/acesso-a-informacao/acoes-e-programas/feirao-do-turismo-conheca-o-brasil
Funcionamento do Mercadão: de segunda a sábado, das 6h às 18h; aos domingos e feriados, das 6h às 16h
Sobre a Mercado SP SPE S.A
Desde 2021, a Mercado SP SPE S.A – Mercado SP é a concessionária responsável pela administração do Mercado Municipal Paulistano (Mercadão) e do Mercado Kinjo Yamato pelo prazo de 25 anos. A concessão envolve a operação, manutenção, reforma, restauro e exploração de ambos os mercados, com a missão de revitalizar os espaços, os mais importantes pontos turísticos da cidade de São Paulo, oferecendo uma experiência única em gastronomia, cultura e história, a partir de uma gestão eficiente, transparente, inovadora e ética, com resultados sustentáveis.
Sobre o Mercado Municipal Paulistano (Mercadão)
Inaugurado em 25 de janeiro de 1933, dia e mês do aniversário da cidade de São Paulo, o Mercado Municipal Paulistano foi projetado pelo arquiteto Felisberto Ranzini, do escritório de arquitetura de Ramos de Azevedo e se tornou um dos principais pontos turísticos da cidade e um entreposto comercial importante para o centro histórico expandido da capital paulista, que atrai visitantes do Brasil e do mundo. Em 2004, o prédio foi tombado pelo patrimônio histórico. Desde 2021 sob concessão da Mercado SP SPE, o objetivo é tornar o Mercadão a maior experiência gastronômica do mundo.
Sobre o Mercado Municipal Kinjo Yamato
Inaugurado em 1936, quando ainda era chamado de Mercado Municipal da Cantareira, passou a se chamar Kinjo Yamato em homenagem a um dos pioneiros da imigração japonesa no Brasil, na celebração dos 80 anos da chegada dos nipônicos ao país, em 1988. Desde setembro de 2021 sob concessão da Mercado SP SPE, o objetivo é reapresentar o Kinjo Yamato, o hortifruti mais charmoso da cidade. Localizado no centro histórico expandido de São Paulo, o Kinjo Yamato é um dos primeiros mercados públicos da cidade, concebido como um espaço especializado em hortifruti, inicialmente a céu aberto. Ainda nos anos 1930, recebeu, como doação, uma cobertura metálica vinda da Escócia que seria utilizada em uma estação de trem do Anhangabaú. A cobertura foi tombada pelo patrimônio histórico.
__________
Fonte: Agência Pub