Close Menu
    What's Hot

    Santo André publica edital para acordos de antecipado de precatórios

    14/11/2025

    Primeira-dama de Santo André, Jessica Roberta promove ação social com crianças da Instituição Dr. Klaide no Banco de Alimentos

    14/11/2025

    Aulão Kids de Discotecagem anima domingo em Mauá

    14/11/2025

    Subscribe to Updates

    Receba as últimas notícias

    Facebook X (Twitter) Instagram
    ABC Agora
    Facebook X (Twitter) Instagram
    Subscribe
    • Home
    • Cidades
      • Santo André
      • São Bernardo
      • São Caetano
      • Diadema
      • Mauá
      • Rio Grande da Serra
      • Ribeirão Pires
    • Resumo de notícias
    • Cultura e Lazer
    • Política
    • Geral
    • Saúde
    • Entretenimento
    ABC Agora
    Início - Educação - Educação Financeira passa a ser obrigatória nas escolas em 2020
    Educação

    Educação Financeira passa a ser obrigatória nas escolas em 2020

    ABC AGORABy ABC AGORA18/01/20204 Mins Read
    Share Facebook Twitter Pinterest LinkedIn Tumblr Email
    Follow Us
    Google News Flipboard Threads
    Foto: Divulgação
    Share
    Facebook Twitter LinkedIn Pinterest Email
    Foto: Divulgação

     

    A AEF-Brasil que leva educação financeira à população brasileira mostra em pesquisa como o tema pode fazer a diferença e que o aprendizado das crianças impacta na sociedade

    Um novo ano e junto dele uma nova Base Nacional Comum Curricular (BNCC). A partir de 2020, a educação financeira passa a compor a BNCC como disciplina transversal no ensino infantil e fundamental, tornando-se obrigatória em todas as escolas do Brasil, que devem se adequar para atender às novas exigências.

    A Associação de Educação Financeira do Brasil — AEF-Brasil, que desenvolve metodologias para a disseminação do tema junto a estudantes e educadores, além de outros públicos, tem na bagagem experiências positivas dos projetos realizados pela instituição em escolas de todo o país e aprova a medida.

    “A inserção do tema da educação financeira no documento que norteia as instituições de ensino, a BNCC, é uma alternativa para a resolução de problemas reais que temos atualmente no país, como o consumismo desenfreado, responsável pelo alto nível de endividamento da população. Com esse recurso, além de atingir diretamente professores e alunos, há um impacto indireto também junto a pais, responsáveis e comunidade do entorno, aumentando a consciência em torno do tema”, avalia Claudia Forte, superintendente da AEF-Brasil.

    A Associação, inclusive, divulgou recentemente um resultado parcial de uma pesquisa que ainda está em andamento, feita a partir de um projeto realizado em parceria com a Serasa Consumidor e Serasa Experian, que mostrou como a educação financeira nas escolas ajuda a desenvolver em jovens e crianças hábitos saudáveis na relação com o dinheiro, como a cultura de poupar e de falar sobre o tema de forma aberta no ambiente familiar.

    Um dos dados desse estudo mostra que 34% de jovens impactados por esse projeto afirmaram ter aprendido a importância de poupar dinheiro depois dessa experiência. Outros 24% passaram a conversar com os pais sobre educação financeira e 21% aprenderam mais sobre como usar melhor o dinheiro.

    A pesquisa mostrou ainda que 55,89% dos estudantes consultados possuíam cofrinhos em casa para guardar dinheiro. Desses, 30% deles tinham o objetivo de ajudar os pais com esse dinheiro poupado e 41% pretendiam acompanhar o andamento dessa prática e continuar poupando. Além disso, 53% disseram conversar com seus pais sobre poupança e 46% afirmaram que falam com eles sobre planejamento de férias.

    Para 23% dos pais, o principal aprendizado que a educação financeira pode trazer a seus filhos é a conscientização de que o dinheiro é resultado de trabalho e empenho. Já 15% acredita que é importante ensinar que economizar é um hábito importante para garantir um bom futuro. Para 53% dos pais esse tipo de aprendizado fará com que seu filho seja capaz de tomar decisões financeiras mais acertadas.

    “A educação financeira prepara as novas gerações para a administração equilibrada de suas finanças e torna os jovens mais conscientes para planejar suas vidas, realizar seus sonhos, resistir às pressões do consumismo, cuidar do planeta e influenciar positivamente suas famílias e a sociedade, ou seja, quanto mais cedo ensinarmos educação financeira e fomentarmos habilidades empreendedoras é, sem dúvida, o caminho para construir uma nação próspera, em que as pessoas não precisem encarar a situação que temos hoje, com mais de 60 milhões de endividados”, destaca Claudia Forte, superintendente da AEF-Brasil.

    A AEF-Brasil possui um portfólio de materiais (livros para os ensinos fundamental e médio, game, EADs, websérie e documentários) gratuito na plataforma www.vidaedinheiro.gov.br pronto para ser usado pelos professores.

     

    Sobre a AEF-Brasil e a ENEF

    A AEFBrasil – Associação de Educação Financeira do Brasil é uma OSCIP criada para executar a Estratégia Nacional de Educação Financeira – ENEF, uma política pública lançada em 2010 com a finalidade de disseminar a educação financeira junto à população. Seu principal foco de atuação é a promoção e fortalecimento da causa da educação financeira em todo o país.

    A Instituição desenvolve tecnologias educacionais e sociais que visam despertar no cidadão brasileiro um comportamento financeiro saudável e consciente. Entre os projetos de destaque estão programas de educação financeira voltados a crianças e jovens dos Ensinos Fundamental e Médio e, além de projetos com foco em adultos que beneficiam, sobretudo, mulheres beneficiárias do Programa Bolsa Família e idosos com renda de até dois salários mínimos. O programa voltado ao Ensino Médio, por exemplo, já foi aplicado em escolas de cinco Estados e no Distrito Federal e, de acordo com avaliação do Banco Mundial, gerou um aumento da capacidade dos jovens de adotar práticas financeiras mais conscientes.

    A AEF-Brasil é mantida por quatro importantes instituições do sistema financeiro nacional: ANBIMA – Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiros e de Capitais; B3 – Bolsa de Valores, Mercadorias e Futuros; CNSEG – Confederação Nacional de Seguros Privados e FEBRABAN – Federação Brasileira de Bancos.

     

    Fonte: Trama Comunicação

    Base Curricular BNCC educação financeira Educação fundamental educação infantil
    Share. Facebook Twitter Pinterest LinkedIn Tumblr Email
    ABC AGORA

    Related Posts

    Parceria entre a Terceira Idade de São Caetano e GM promove oficina sustentável que une crianças e idosos

    14/11/2025

    Educação de Rio Grande da Serra tem parceria com UFABC em projeto inovador de alfabetização

    13/11/2025

    Música inclusiva: educadora de São Caetano vence o Prêmio Alda Oliveira

    29/10/2025
    Leave A Reply Cancel Reply

    Publicidade
    Últimas Notícias

    Santo André publica edital para acordos de antecipado de precatórios

    ABC AGORA14/11/2025

    A Prefeitura de Santo André, por meio da Câmara de Conciliação de Precatórios, vinculada à…

    Primeira-dama de Santo André, Jessica Roberta promove ação social com crianças da Instituição Dr. Klaide no Banco de Alimentos

    14/11/2025

    Aulão Kids de Discotecagem anima domingo em Mauá

    14/11/2025

    “Minha Peça, Minha História” destaca moda autoral em Diadema

    14/11/2025
    Stay In Touch
    • Facebook
    • Twitter
    • Pinterest
    • Instagram
    • YouTube
    • Vimeo

    Assine

    Receba as últimas notícias

    Contato:
    Contato:

    Sugestão de Pauta
    E-mail: pauta@abcagora.com.br
    Contato: (11) 97828-5875

    Comercial:
    E-mail: comercial@abcagora.com.br

    Facebook Instagram YouTube WhatsApp TikTok
    © 2025 ThemeSphere. Designed by ThemeSphere.
    • Home
    • Cidades
    • Cultura e Lazer
    • Health
    • Buy Now

    Type above and press Enter to search. Press Esc to cancel.