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    Home - Política - CPI das Telecomunicações: Procon-SP Investiga Qualidade dos Serviços
    Política ABC AGORABy ABC AGORA02/11/20242 Mins Read

    CPI das Telecomunicações: Procon-SP Investiga Qualidade dos Serviços

    Audiência com Procon-SP e operadoras aborda falhas de sinal e reclamações dos consumidores sobre telefonia e internet em São Paulo.
    Audiência da CPI das Telecomunicações com Procon-SP e operadoras em São Paulo
    CPI das Telecomunicações Procon-SP Investiga Qualidade dos Serviços

    No dia 30 de outubro, presidida pela deputada estadual Carla Morando, a CPI das Telecomunicações da Assembleia Legislativa de São Paulo recebeu Luiz Orsatti Filho, diretor-executivo do Procon-SP, e Luciana Muller, diretora de Relações Institucionais da operadora SKY. Os representantes responderam a questionamentos dos membros da CPI, que investiga a qualidade dos serviços de telefonia, internet banda larga, TV por assinatura e streaming prestados aos consumidores paulistas.

    A deputada Carla Morando destacou a falta de sinal em áreas como Riacho Grande, em São Bernardo do Campo, e no Rodoanel.

    Audiência da CPI das Telecomunicações com Procon-SP e operadoras em São Paulo
    CPI das Telecomunicações Procon-SP Investiga Qualidade dos Serviços

    “É importante debater com o Procon um problema que afeta milhares de pessoas: a falta de sinal de celular em diversas regiões do estado. Usei como exemplo o Rodoanel e o Riacho Grande, onde as reclamações são constantes. O Procon não tem o poder de fechar empresas, mas pode aplicar multas severas. É fundamental que as operadoras sejam responsabilizadas por um serviço de má qualidade”
    Deputada Carla Morando

    Durante a audiência, Orsatti destacou que as principais queixas registradas no Procon-SP contra operadoras de telecomunicações incluem cobranças indevidas, problemas contratuais e falhas no atendimento. “Em média, são 3 mil reclamações por mês”, declarou o diretor, que também revelou que Claro, Vivo e Tim lideraram as queixas em 2023, somando 43.178 reclamações sobre pacotes de serviços e planos de telefonia móvel.

    Na oitiva da representante da SKY, questionamentos sobre atendimento ao consumidor e qualidade do serviço foram o foco. Morando enfatizou o elevado número de reclamações recebidas pelo Procon e pelo site Reclame Aqui. A diretora Luciana Muller reconheceu os desafios enfrentados pela empresa, que opera em 99% do território nacional, devido à concorrência do streaming e da pirataria.

    Ao ser questionada por Morando sobre uma multa aplicada à SKY pelo Procon, Muller alegou não estar ciente e se comprometeu a verificar a situação. O diretor do Procon também mencionou a multa durante sua apresentação após a representante da operadora de TV à Cabo.

    ALESP CPI das Telecomunicações Deputada Carla Morando internet banda larga Procon-SP reclamações dos consumidores Serviços de telecomunicações
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