Com o lema “Educação que acolhe, escolhas que transformam“, a Prefeitura de São Caetano do Sul anunciou nesta quinta-feira (23/1) um conjunto de diretrizes que busca consolidar a cidade como referência nacional em educação. Durante um evento realizado no Cecape Dra. Zilda Arns, no Bairro Barcelona, o prefeito Tite Campanella e o secretário de Educação, Fabiano Augusto João, apresentaram as novas metas e projetos educacionais a cerca de 200 gestores do setor, com o objetivo de promover uma educação de excelência com foco nos alunos, nas famílias e nos profissionais da área.
>>mais notícias: São Caetano do Sul
Um modelo de educação que acolhe
O prefeito Tite Campanella destacou a missão de tornar as escolas mais atraentes e acolhedoras, promovendo um ambiente em que as crianças se sintam estimuladas a aprender e crescer. “Nossa missão é fazer com que a criança queira ficar na escola, com os nossos professores. São Caetano tem uma Educação referência no Brasil, mas é preciso reconhecer que a Educação no Brasil não é boa. Vamos trabalhar muito para que São Caetano seja o farol da construção de uma Educação de excelência, liderando o processo de recuperação da escola pública no País, afirmou o prefeito Tite Campanella.
Entre as medidas anunciadas, o prefeito mencionou o pagamento de abonos aos profissionais da educação, a reorganização da jornada de trabalho dos professores e a ampliação das bolsas de estudo no Instituto Mauá de Tecnologia. Outro destaque foi o lançamento do programa Aprender Mais, que oferecerá ensino integral facultativo na rede municipal, reforçando o compromisso com uma educação mais abrangente e inclusiva.
Valorização dos educadores
Tite Campanella reconheceu os desafios relacionados à remuneração dos professores e anunciou estudos para revisar o piso salarial da categoria, atualmente considerado o mais baixo da Região Metropolitana de São Paulo. “Hoje somos a cidade que pior paga a hora/aula na Região Metropolitana. Vamos buscar essa recomposição do valor da hora/aula porque não podemos permitir perder bons educadores, afirmou o prefeito.
Além do aumento salarial, estão sendo estudados incentivos financeiros, como a possibilidade de um 14º salário, além de investimentos em capacitação profissional. Nesse sentido, o Cecape será resgatado como um espaço central para a formação continuada dos educadores. “Os educadores são patrimônio de São Caetano do Sul, destacou Campanella.
Educação infantil com foco na humanização
O secretário de Educação, Fabiano Augusto João, enfatizou a importância de humanizar o ensino infantil, destacando o papel do brincar e das experiências lúdicas no desenvolvimento das crianças. “Temos que nos aproximar da comunidade, privilegiar as relações das nossas crianças. Vamos resgatar algo que havia sido esquecido, que é o direito ao brincar, às experimentações lúdicas, no Ensino Infantil. Uma Educação de alta qualidade passa necessariamente por uma Educação mais humana, explicou Fabiano João.
Fabiano, que também é professor da rede municipal, citou exemplos bem-sucedidos de escolas onde se aproximou das famílias para criar um ambiente mais acolhedor e participativo. Segundo ele, o fortalecimento das relações entre escola, aluno e família será um dos pilares dessa nova fase da educação em São Caetano do Sul.
Investimentos e planejamento
As novas diretrizes apresentadas estão embasadas em um planejamento estratégico que inclui não apenas a valorização dos profissionais da educação, mas também melhorias na infraestrutura e no suporte pedagógico. A reorganização da jornada de trabalho dos professores e o aumento das bolsas de estudo refletem o compromisso da administração municipal em investir a longo prazo na qualidade do ensino.
Uma educação que transforma
Com essas iniciativas, São Caetano do Sul reforça sua posição como um exemplo a ser seguido em educação pública no Brasil. O compromisso de combinar excelência pedagógica com um olhar humanizado promete transformar o ensino no município, impactando positivamente a vida dos estudantes e de suas famílias.
_____
*Com informações: PMSCS