Referência em produção cultural no Brasil, a Aventura transformou o icônico prédio da antiga bolsa de valores em um espaço que conecta arte e cidadania. Desde sua inauguração (em maio de 2024), a Arena B3 já atraiu mais de 8.500 pessoas em 49 espetáculos e 110 sessões que geraram 15 empregos diretos e mais de 300 indiretos. O local vem se consolidando como uma plataforma de manifestações culturais acessíveis e inovadoras, com foco na revitalização e ocupação inclusiva do centro histórico.
“A ocupação deste espaço com iniciativas culturais de qualidade é uma prioridade para nós na Aventura. A Arena B3 simboliza todo o nosso compromisso de oferecer à população experiências que unem arte, inclusão e revitalização urbana”, afirma Luiz Calainho, sócio-fundador da produtora. “Queremos que esse espaço inspire encontros e celebre a riqueza cultural brasileira”, completa Aniela Jordan, também sócia-fundadora. Com uma curadoria de excelência e eventos diversos, a Arena B3 promete ser um dos principais cenários culturais de São Paulo em 2025. Para estrear a programação e marcar o aniversário de 471 anos de São Paulo, a principal atração será o Pocket
Festival Denise Stoklos, que trará leituras dramatizadas da renomada atriz e diretora teatral nos dias 25 e 26 de janeiro.
Entre as leituras dramatizadas, destacam-se “Um fax para Colombo”, no dia 25, às 14h30 – um manifesto que aborda a história latino-americana e denuncia a violência contra povos originários; e “Cartas ao Pai”, às 17h, inspirada nas correspondências de Franz Kafka, que revelam suas angústias e vulnerabilidades. No domingo (26), serão apresentadas “Des-Medeia”, às 14h30, uma releitura do mito grego que opta pela esperança e pela luta por mudanças sociais no Brasil contemporâneo; e “Calendário da Pedra”, às 17h, com uma reflexão cômica e introspectiva sobre a vida e suas escolhas.
O público também poderá conferir a energia vibrante do jazz com a Banda New Orleans on the Street, que fará duas apresentações no sábado (25), às 11h e às 13h20. Toda a programação de aniversário é gratuita e os ingressos para o Pocket Festival Denise Stoklos já se esgotaram no site, mas ainda é possível retirá-los no próprio local – antes de cada evento, com limite de dois por CPF.
Sobre a Aventura:
Fundada em 2008, e liderada por Aniela Jordan, diretora artística e produção e geral, e por Luiz Calainho, diretor de marketing e negócios, a Aventura é referência na produção de espetáculos de altíssima qualidade, que tornou o mercado de teatro musical um dos principais segmentos da economia criativa no Brasil. A empresa se estabeleceu como uma grande aliada da multiplicidade artística, fundamental para o desenvolvimento social, econômico e cultural. A sua missão é transformar grandes ideias em realidade, criando fortes conexões entre marcas e projetos. São mais de 40 produções, de espetáculos inéditos e de versões da Broadway, como “Elis, a musical”, “A Noviça Rebelde”, “Sete”, “O Mágico de Oz”, “SamBRA”, “Chacrinha, o musical”, “Romeu & Julieta, ao som de Marisa Monte”, “Merlin e Arthur, um sonho de liberdade” e o infantil “Zaquim”. Em 2022, a produtora inovou com o primeiro musical em formato de série do país, o “Vozes Negras – A Força do Canto Feminino”, e com o musical “Seu Neyla”, apresentado em dois palcos com o uso da internet para criar uma experiência diferenciada no espectador, além de estrear uma parceria com a Disney – Pixar com o espetáculo “Pixar in Concert”. Com o objetivo de democratizar o acesso à cultura, criou a Cia Stone de Teatro, projeto de teatro itinerante no interior do Brasil e é a responsável pela produção da Cia de Ballet Dalal Achcar. Ao todo, foram mais de 3,8 mil apresentações e cerca de 4,5 milhões de espectadores, mais de 16 mil empregos diretos e indiretos gerados, números que não param de crescer.