Em um movimento para fortalecer a saúde mental de seus cidadãos, a Prefeitura de São Bernardo do Sul está promovendo uma série de ações durante o Janeiro Branco. Uma das iniciativas mais inovadoras é a Copa CAPS, um torneio de futsal que reúne pacientes dos nove Centros de Atenção Psicossocial (CAPS) da cidade.
A competição, coordenada pela Secretaria de Saúde, vai além do esporte. O objetivo é promover a socialização, o trabalho em equipe e a inserção dos pacientes no esporte, evidenciando a atividade física como uma importante ferramenta terapêutica. Familiares e amigos também participam, criando um ambiente de apoio e fortalecendo os laços.
“A Copa CAPS é uma das grandes ações que estamos promovendo ao longo deste mês. O cuidado com a saúde mental é um dos compromissos da nossa gestão e vamos continuar investindo em cuidado e qualidade de vida para a nossa gente”, destacou o prefeito Marcelo Lima.
Nesta sexta-feira (24/1), o segundo dia de disputas movimentou o Ginásio Poliesportivo Eder Simões Barbosa. A grande final está marcada para o dia 31 de janeiro.
Cerca de 30 pacientes participam da Copa CAPS, que se consolida como uma importante ferramenta terapêutica, auxiliando os pacientes a desenvolverem habilidades como cooperação, persistência e resiliência. Além disso, o esporte contribui para a autoestima e a capacidade de lidar com adversidades, favorecendo a vinculação ao tratamento e o autocuidado.
Jean Gorinchteyn, secretário de Saúde, ressalta que o Janeiro Branco é uma oportunidade para conscientizar sobre a importância dos cuidados com a saúde mental. “A Copa CAPS vai além do esporte, ela transforma vidas”, afirma.
Rede de Atenção à Saúde Mental
A Prefeitura de São Bernardo mantém uma ampla rede de atendimento à saúde mental, composta por 35 Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e nove CAPS. Esses equipamentos oferecem suporte por livre demanda ou por encaminhamento das UBSs, atendendo casos mais graves.