O Hospital de Clínicas Dr. Radamés Nardini, localizado em Mauá, passou por uma reestruturação em sua equipe de gestão. A nova diretoria foi apresentada oficialmente nesta segunda-feira (27), em evento conduzido pelo prefeito Marcelo Oliveira. A medida, que contou com a parceria da Fundação do ABC (FUABC), entidade responsável pela administração do hospital, tem como objetivo otimizar os serviços de saúde e oferecer um atendimento mais humanizado à população mauaense.
A nova composição da diretoria é formada pelos seguintes profissionais: Paulo Affonso como superintendente, Jaqueline Gerbase como diretora técnica, Cleuza Fialho como gerente administrativa e Cicera Roberta como gerente assistencial.
gestão eficiente e atendimento humanizado
Durante a apresentação, o prefeito Marcelo Oliveira destacou que as mudanças na equipe de gestão fazem parte de um esforço mais amplo para melhorar os serviços públicos em Mauá, com foco na saúde. “É importante fazer as obras, porém, o mais importante, é cuidar das pessoas. Por isso estamos iniciando uma série de mudanças em várias secretarias, não apenas aqui no Nardini, mas em todas as secretarias, para aprimorar o atendimento e continuar trabalhando para melhorar a qualidade de vida do nosso povo”, afirmou o prefeito.
A secretária de Saúde, Eliene de Paula Pinto, reforçou o compromisso da gestão municipal em priorizar o bem-estar dos usuários do hospital. “A mudança na equipe diretora do Hospital Nardini reflete o compromisso da gestão municipal em aprimorar a qualidade e priorizar a assistência aos usuários. Essa iniciativa reforça a busca por um atendimento humanizado, alinhado à marca do governo: ‘Amor pela Nossa Gente’, com o objetivo de fazer mais e melhor para a população”, explicou.
conquistas e reconhecimento do hospital nardini
Nos últimos anos, o Hospital Nardini vem se destacando por sua melhoria contínua. Em maio de 2024, tornou-se o primeiro hospital 100% SUS no Grande ABC a receber a certificação ABNT NBR ISO 9001:2015, emitida pelo Instituto Qualisa de Gestão (IQG), que reconhece a excelência no atendimento e nos processos hospitalares.
Além disso, a unidade conquistou o selo de qualidade do Programa Farol, uma iniciativa da Confederação Nacional de Saúde (CNSaúde), Federação Nacional dos Estabelecimentos de Saúde (FENAESS) e Sindicato dos Hospitais do Município do Rio de Janeiro (SINDHRIO). A certificação valida as boas práticas de monitoramento permanente, tanto no cuidado assistencial quanto nas rotinas administrativas.
histórico do hospital nardini
Com 39 anos de existência, o Hospital de Clínicas Dr. Radamés Nardini é o principal equipamento hospitalar público de Mauá, atendendo exclusivamente pelo Sistema Único de Saúde (SUS). O hospital é também referência regional, abrangendo os municípios de Ribeirão Pires e Rio Grande da Serra.
Construído no final da década de 1970 com recursos do Fundo de Assistência à Saúde da Caixa Econômica Federal, o hospital permaneceu fechado até ser assumido pelo Governo do Estado, que reformou e inaugurou o espaço em 1986. Em 1990, passou a ser gerido pela Prefeitura de Mauá.
Atualmente, o hospital ocupa uma área de 11.978 m², conta com aproximadamente 200 leitos e é mantido com recursos municipais, além de repasses do Ministério da Saúde para cobertura de serviços do SUS.
foco no futuro
A reestruturação da diretoria é um passo importante para garantir a continuidade das melhorias no Hospital Nardini e para consolidar o atendimento humanizado como um padrão da unidade. O reconhecimento obtido nos últimos anos, com certificações que destacam a qualidade dos serviços prestados, reforça a credibilidade do hospital como um dos principais equipamentos públicos de saúde na região do Grande ABC.