A Prefeitura de São Bernardo do Campo dará início ao ano letivo com um programa de alimentação escolar que contempla 3.033 merendas especiais diárias destinadas a alunos com restrições alimentares. O número inicial, que acompanha o retorno das atividades escolares em 6 de fevereiro, é baseado em relatórios médicos apresentados pelos pais ou responsáveis nas escolas, detalhando as dietas específicas necessárias para cada estudante.
>>mais notícias: PMSBC
A adaptação dos cardápios às dietas restritivas será acompanhada pela equipe de nutricionistas especializados do município, que trabalha para atender as demandas alimentares de forma segura e nutritiva. A rede municipal de educação de São Bernardo conta com 71 mil alunos matriculados em 220 unidades, incluindo escolas próprias e creches conveniadas.
Alimentação como Ferramenta Pedagógica
O secretário da Educação de São Bernardo, Júlio Cesar da Costa, destacou o papel central da alimentação escolar no processo de aprendizagem. Segundo ele, o cuidado com a merenda vai além da nutrição, assumindo também uma função pedagógica no desenvolvimento infantil.
“Em São Bernardo, as refeições escolares têm também um valor pedagógico. Nós conhecemos os nossos alunos e, em virtude disso, a nossa equipe prepara um cardápio condizente às particularidades que as nossas crianças precisam. Nesse sentido, São Bernardo dá também um trato pedagógico ao oferecer uma alimentação escolar de qualidade. E isso é básico para que nossas crianças possam se desenvolver enquanto alunos, dentro de um processo de aprendizagem adequado”, afirmou o secretário.
Os alunos sem restrições alimentares terão acesso ao cardápio padrão, que será disponibilizado no site oficial do Portal da Educação nos próximos dias.
Reunião com Pais e Início das Aulas
Antes do retorno às aulas, marcado para 6 de fevereiro, a Prefeitura agendou reuniões com os pais e responsáveis, que ocorrerão no dia 5 de fevereiro. O objetivo é alinhar informações importantes sobre o início do ano letivo. As reuniões serão realizadas individualmente em cada unidade escolar, sob coordenação das equipes diretivas.
Ao final das reuniões, os kits de uniformes e materiais escolares serão entregues aos pais ou responsáveis pelos alunos. Essa ação visa garantir que todas as crianças estejam preparadas para o início das atividades escolares.
Portal da Educação
O Portal da Educação de São Bernardo segue como um importante canal de comunicação entre a Prefeitura e a comunidade escolar. O site disponibilizará o cardápio escolar completo, levando em consideração o valor nutricional e a qualidade da merenda oferecida aos alunos. Para conferir, os pais e responsáveis podem acessar: educacao.saobernardo.sp.gov.br.