O prefeito de São Bernardo do Campo, Marcelo Lima, foi oficializado como novo presidente do Consórcio Intermunicipal Grande ABC nesta terça-feira (28/1). Ele terá como vice-presidente o prefeito de Ribeirão Pires, Guto Volpi. A nova presidência foi eleita por unanimidade durante uma reunião na sede da entidade regional.
O encontro contou com a participação dos prefeitos de Santo André, Gilvan Júnior; de Diadema, Taka Yamauchi; de Mauá, Marcelo Oliveira; e de Rio Grande da Serra, Akira Auriani. O prefeito de São Caetano, Tite Campanella, também esteve presente em uma visita de cortesia, embora o município não faça parte do colegiado atualmente. São Caetano está em tratativas para retornar ao órgão intermunicipal.
Após ser oficializado presidente, Marcelo Lima destacou sua intenção de promover uma gestão com foco em resultados e protagonismo regional.
“É um novo momento, de enorme simbolismo. Essa eleição mostra a união e diálogo dos prefeitos da região, sem vaidade, todos pensando em melhorias conjuntas para a região, que é forte, pujante e tem muito a ganhar com essa aliança, principalmente em termos de políticas públicas que certamente vão resultar em ações concretas às sete cidades”, afirmou Lima.
Entre as prioridades já discutidas pelos prefeitos estão a regionalização da Central de Regulação de Oferta de Serviços de Saúde (Cross) e medidas voltadas à Saúde e Segurança. Os gestores também confirmaram que, em fevereiro, terão agendas em Brasília e São Paulo para captar recursos junto aos governos federal e estadual.
Histórico
Nascido em São Bernardo, Marcelo Lima é formado em Gestão Pública e possui vasta experiência política, tendo sido vereador por dois mandatos, vice-prefeito por dois mandatos, secretário de Serviços Urbanos e deputado federal. Em seu primeiro ano como prefeito, ele se torna o sexto mandatário são-bernardense a presidir o Consórcio ABC, que completa 35 anos em 2025.
“Agradeço a confiança de todos. O foco agora será conversar em Brasília, com ministros, governador, secretários estaduais, todos que pudermos tratar para garantirmos investimentos, avanços. Enfim, estou muito feliz com esse movimento. Com certeza, um importante significado para crescimento em âmbito regional e na vida da população. É um passo à frente para o futuro”, concluiu o novo presidente do Consórcio ABC.