A Prefeitura de São Bernardo oficializou neste sábado (1º/2) o lançamento de um novo programa para recapeamento asfáltico da malha viária do município, denominado Minha Rua Nova. A iniciativa promete trazer melhorias para a infraestrutura de diversos bairros da cidade e foi apresentada oficialmente pelo prefeito Marcelo Lima. Na oportunidade, o chefe do Executivo assinou a ordem de serviço que autoriza o início dos trabalhos para a troca do pavimento de 12 ruas na Vila Vitória e no Jardim Detroit.
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Esta é a segunda região da cidade que vai receber as melhorias na malha viária. No dia 12 de janeiro, o chefe do Executivo deu aval para iniciar a recuperação de 16 ruas e uma travessa no bairro Vila Carminha. As obras estão em fase final e aguardam, no momento, a conclusão da etapa de implementação de sinalização horizontal e vertical.
Durante a cerimônia deste sábado, o prefeito Marcelo Lima detalhou as intervenções que serão realizadas na Vila Vitória e no Detroit. “Vamos fazer 11 mil metros quadrados de recapeamento, com a troca do pavimento e a recuperação da malha viária de 12 ruas”, relatou. O chefe do Executivo destacou que a Secretaria de Serviços Urbanos está atenta à qualidade das obras.
“Nós tínhamos uma cultura errada na Prefeitura de São Bernardo que não vai ter continuidade conosco. No passado, terminando a obra de recapeamento, pintavam correndo para fazer politicagem. A massa do asfalto precisa de um prazo para a sinalização de solo, cerca de 30 dias após o término”, explicou.
O prefeito destacou que o programa Minha Rua Nova terá uma atuação contínua por toda a cidade, garantindo o bom uso do recurso público. “Conforme a gente for tendo o recurso, nós avançamos. Estamos finalizando a Vila Carminha, vamos fazer na Vila Vitória, Detroit, depois vamos para o Jardim do Lago, e assim vai indo”, afirmou.
“Estou trabalhando muito, com a convicção que estamos no caminho correto para uma São Bernardo muito melhor, mais alegre, onde as pessoas não tenham medo da prefeitura, onde as pessoas encontram no prefeito um amigo, disposto a fazer muita coisa que muitos pensaram e não acreditaram que era possível”, concluiu.
A presidente da Associação Assistencial do Núcleo 1º de Maio, na Vila Vitória, Roseane Santos, 63, falou em nome dos moradores. “Venho agradecer ao prefeito, promessa feita, promessa cumprida. O pessoal está muito contente, inclusive a primeira rua da Vila Vitória já foi recapeada, que é a rua Tamarati, sou moradora lá e há muitos anos a gente vem lutando. Você prometeu, você cumpriu. Então, vamos agradecer”.
O secretário de Serviços Urbanos, Fernando Longo, destacou que, em apenas um mês de governo, Marcelo Lima já assinava a segunda ordem de serviço para recapeamento de vias na região. “Pela sua iniciativa, pela sua sensibilidade, pelo seu empenho, pelo seu trabalho, eu quero parabenizá-lo por toda essa determinação que o senhor tem colocado frente à administração municipal de São Bernardo”, afirmou.
Serão recapeadas a Avenida Jerônimo Moratti, a Passagem Maria Luíza de Souza, e as ruas Alexandra Kallontai, Carlos Wunderlick, Chaim Plat, Clara Zeken, Francisco da Rocha, José Copeinski, Júlio Ivak, Laura, Laurindo Galvão Bueno e Maria Margarida Alves. Ao todo, serão investidos R$ 2,5 milhões, e o prazo de conclusão das intervenções é de até 60 dias.
Estiveram presentes na cerimônia de lançamento do programa Minha Rua Nova secretários municipais, vereadores, lideranças comunitárias, população local e demais autoridades.
PLANO DE TRABALHO
O programa Minha Rua Nova tem como principal objetivo promover melhorias em toda a malha viária do município, com foco na troca do pavimento, além da implantação de nova sinalização horizontal e vertical. Entre os critérios considerados para a escolha das vias a serem recapeadas estão o volume de tráfego, a deterioração do pavimento existente, demanda de transporte coletivo sobre pneus, histórico de operação de conservação de pavimentos viários, além de demandas da comunidade.
O programa de recapeamento utilizará tecnologias da informação e de engenharia para diagnosticar as condições das vias e definir soluções adequadas para recuperação da malha viária. Além da troca completa do pavimento asfáltico, as melhorias contemplam a recuperação de guias danificadas, sarjetas, zeladoria e nova sinalização horizontal e vertical.