A Central de Achados e Perdidos da CPTM registrou um total de 68.181 objetos perdidos em 2024, um crescimento de 0,21% em relação aos 68.035 itens recebidos no ano anterior e de 12,9% comparado a 2022, quando foram catalogados 60.407 itens.
Do total de objetos recebidos, a maioria era documentos pessoais, somando 44.791 itens (65,7%). Os demais 23.390 objetos (34,3%) incluíam desde itens comuns como celulares e guarda-chuvas até achados mais inusitados, como uma bicicleta, um aspirador de pó e até uma cadeira de rodas infantil.
Taxa de devolução se mantém alta
Mesmo com o grande volume de itens esquecidos pelos passageiros, a CPTM conseguiu devolver 22.409 objetos, o que representa 33% do total registrado.
“A nossa taxa de devolução também permaneceu em níveis altos: no ano passado a CPTM devolveu 22.409 itens”, destacou Viviane Vizioni, chefe do Departamento de Relacionamento com o Passageiro da companhia.
Segundo ela, um dos grandes diferenciais da Central de Achados e Perdidos da CPTM é a busca ativa, que envolve um trabalho minucioso para localizar os donos dos objetos.
“82% das devoluções ocorreram após busca do dono pela própria CPTM, em 2024″, explicou Viviane. Para isso, a equipe cruza informações em sites, bancos de dados e cadastros de transporte, além de consultar o Diário Oficial e instituições que possam ajudar a encontrar o proprietário.
O que acontece com os itens não reclamados?
Todos os itens entregues na Central de Achados e Perdidos ficam armazenados por até 60 dias. Durante esse período, os funcionários tentam encontrar seus donos. Caso isso não aconteça:
Objetos em geral: São doados para o Fundo Social de Solidariedade do Estado de São Paulo, que os destina a projetos sociais.
Documentos: São devolvidos aos órgãos expedidores.
Cartões bancários: São destruídos para evitar fraudes.
Como recuperar um objeto perdido?
A Central de Achados e Perdidos da CPTM funciona na Estação Palmeiras-Barra Funda (Linha 7-Rubi) e atende de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, exceto feriados.
Telefone: 0800 055-0121
E-mail: passageiro@cptm.sp.gov.br
Se você perdeu algum objeto nos trens ou estações da CPTM, entre em contato o mais rápido possível para aumentar as chances de recuperação.