O deputado Hugo Motta (Republicanos-PB) foi eleito, neste sábado (1º), presidente da Câmara dos Deputados para o biênio 2025-2026. O parlamentar recebeu 444 votos e venceu a eleição no primeiro turno, superando os deputados Marcel Van Hattem (Novo-RS), que obteve 31 votos, e Pastor Henrique Vieira (Psol-RJ), que recebeu 22 votos. Houve ainda 2 votos em branco.
Motta teve apoio de um bloco formado por 17 partidos e 494 deputados, incluindo siglas como PL, PT, União, PP, Republicanos, PSD, MDB e PSB.
Compromisso com a democracia e transparência
No seu primeiro discurso como presidente, Hugo Motta fez questão de reafirmar sua defesa da democracia. Ele repetiu o gesto histórico de Ulysses Guimarães na promulgação da Constituição de 1988, levantando o texto sob aplausos dos deputados e declarando:
“Tenho nojo da ditadura. O passado é um caminho sem volta, termina na destruição da política, no colapso da democracia, e não podemos correr esse risco.”
O novo presidente da Câmara também destacou que o Parlamento deve garantir transparência nos gastos públicos e propôs a criação de uma plataforma digital integrada entre Legislativo, Executivo e Judiciário, permitindo o acompanhamento em tempo real das despesas dos três poderes.
“Transparência total a todos”, afirmou.
Além disso, Motta reforçou a importância da estabilidade econômica, afirmando que não há democracia com caos social, e não há estabilidade social com caos econômico. Ele defendeu políticas de responsabilidade fiscal como fundamentais para o país.
O mais jovem presidente da câmara pós-redemocratização
Aos 35 anos, Hugo Motta se tornou o presidente mais jovem da Câmara dos Deputados desde a redemocratização. O deputado iniciou sua trajetória política cedo e está no quarto mandato como deputado federal.
Em 2011, aos 21 anos, foi eleito para seu primeiro mandato, sendo o deputado federal mais jovem do país na época. Formado em medicina, concluiu o curso em 2013, conciliando os estudos com a atuação parlamentar.
Na eleição de 2022, foi o deputado mais votado da Paraíba, com 158.171 votos.
Atuação parlamentar e trajetória política
Hugo Motta tem forte atuação no Legislativo, tendo presidido diversas comissões importantes, como:
✅ CPI da Petrobras (2015) – investigou denúncias da Operação Lava Jato
✅ Comissão de Fiscalização Financeira e Controle (2014-2015)
✅ Comissão da Desestatização da Eletrobras (PL 9463/18)
✅ Comissão sobre Proteção à Saúde e ao Meio Ambiente (PL 5013/13)
✅ Comissão da Zona Franca do Semiárido Nordestino (PEC 19/11)
Durante a pandemia de Covid-19, foi relator da proposta do “orçamento de guerra”, que flexibilizou regras fiscais e financeiras para enfrentar a crise sanitária e econômica.
Prioridades para a gestão na câmara
O novo presidente da Câmara reforçou que sua gestão será baseada em previsibilidade e participação democrática. Ele propôs:
🔹 Maior organização dos trabalhos do plenário, com sessões iniciando no período da tarde
🔹 Alinhamento de pautas com o Senado, para acelerar o processo legislativo
🔹 Ampliação da participação de parlamentares menos experientes, permitindo que relatem projetos importantes
🔹 Fortalecimento da bancada feminina, garantindo relatorias em temas diversos, além de saúde e direitos das mulheres
“Essa será uma Câmara de todos e para todos”, afirmou Motta.
Histórico da presidência da câmara
Com a eleição de Hugo Motta, o Republicanos se torna o partido mais jovem a conquistar a presidência da Câmara. Até então, a Casa era comandada por partidos criados na década de 1980.
📌 MDB – 9 vezes na presidência
📌 PP/PDS – 7 vezes
📌 DEM/PFL – 6 vezes
Hugo Motta também entra para a história como o 20º deputado do Nordeste a ocupar a presidência da Câmara. Antes dele, a Paraíba já teve dois outros presidentes: Efraim Moraes (PFL, 2002-2003) e Samuel Duarte (PSD, 1947-1949).
A maioria dos presidentes da Câmara foi de São Paulo (16), Minas Gerais (12) e Rio de Janeiro (7).
Nota do Presidente Lula:
Nota de congratulação ao novo presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta
Parabenizo o deputado Hugo Motta pela sua eleição para a Presidência da Câmara dos Deputados. Estou certo de que avançaremos ainda mais nessa parceria exitosa entre Executivo e Legislativo, para a construção de um Brasil cada vez mais desenvolvido e mais justo, com responsabilidade fiscal, social e ambiental.
Um forte abraço,
Luiz Inácio Lula da Silva
_____
*Com informações: Agência Câmara de Notícias