O túnel da Linha 6-Laranja do Metrô de São Paulo está completamente escavado! Neste domingo (9), a Tuneladora Maria Leopoldina chegou à Estação São Joaquim, finalizando o trecho sul do projeto. Com um investimento estimado de R$ 19 bilhões, as obras da Linha 6-Laranja já atingiram 60% de conclusão e seguem o cronograma previsto pelo Governo de São Paulo.
A previsão é que o primeiro trecho, entre as Estações Brasilândia e Perdizes, seja entregue no segundo semestre de 2026. Já o trecho completo, que interliga a Zona Norte ao Centro da capital paulista, deve ser finalizado no segundo semestre de 2027, conectando-se às Linhas 1-Azul, 4-Amarela, 7-Rubi e 8-Diamante.
“A Linha 6-Laranja é a maior obra de infraestrutura da América Latina e avança dentro do prazo. Com a conclusão da escavação dos túneis, iniciamos agora a instalação de trilhos, sistemas e a aquisição de trens. Com a finalização, a operação assistida começa, trazendo um impacto real para a população: o tempo de viagem entre Brasilândia e São Joaquim cairá de 1h30 para apenas 23 minutos. Esse projeto melhora a mobilidade, a qualidade de vida e impulsiona a economia da cidade.” – Rafael Benini, Secretário de Parcerias em Investimentos do Estado de São Paulo.
Linha 6-Laranja: Novo Marco para a Mobilidade em São Paulo
Com 15,3 quilômetros de extensão e 15 estações, a Linha 6-Laranja deve atender mais de 630 mil passageiros diariamente. O trajeto, que hoje pode levar até 1h30 de ônibus, será reduzido para apenas 23 minutos com o novo metrô.
A obra, considerada a maior infraestrutura urbana em andamento na América Latina, é uma parceria público-privada (PPP) entre o Governo do Estado de São Paulo e a Concessionária Linha Universidades (Linha Uni), sob execução da Acciona. Além da modernização da mobilidade, o projeto já gerou mais de 10 mil empregos.
Tuneladora Maria Leopoldina: Tecnologia Gigante no Subsolo Paulista
A Tuneladora Maria Leopoldina, conhecida como Tatuzão Sul, foi a responsável pela escavação do túnel da Linha 6-Laranja. Com 2 mil toneladas, 109 metros de comprimento e um diâmetro de escavação de 10,6 metros, a máquina percorreu cerca de 8,9 km, saindo do VSE Tietê até a Estação São Joaquim.
🔹 Recorde histórico: Em outubro de 2024, a tuneladora atingiu a marca de 41,3 metros escavados em apenas 24 horas, um marco na engenharia subterrânea.
🔹 Infraestrutura completa: O equipamento conta com refeitório, cabine de enfermagem, esteira rolante para retirada do material escavado, cabine de comando e sistemas auxiliares.
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Por: Odair Junior/ABC Agora
* Com informações: Agência SP