A Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo, por meio do Sistema Estadual de Museus de São Paulo (SISEM-SP), realiza a 13ª edição do Encontro Paulista de Museus (EPM) entre os dias 12 e 14 de fevereiro, no Theatro São Pedro. O evento gratuito tem como objetivo fomentar a troca de experiências entre profissionais de museus, gestores culturais e estudantes, promovendo o debate sobre ações estratégicas para o setor.
Com o tema “Construindo Futuros”, a edição deste ano destaca a Política Estadual de Museus de São Paulo (PEM-SP), documento elaborado de forma colaborativa entre 2023 e 2024. Além de painéis temáticos sobre preservação do patrimônio cultural, diversidade, sustentabilidade e desenvolvimento econômico, o evento contará com a participação do geógrafo e museólogo Edmon Castell, professor da Universidade Nacional da Colômbia, que trará uma perspectiva internacional ao discutir a política de museus colombiana.
“O Encontro Paulista de Museus é uma oportunidade para que os profissionais de museus de todo o estado possam aprimorar seus conhecimentos e compartilhar experiências. Desta forma, podemos fortalecer ainda mais o setor e tornar os museus do estado de São Paulo cada vez mais atrativos para a população”, destacou a secretária da Cultura, Economia e Indústria Criativas, Marilia Marton.
Programação diversificada e intercâmbio de conhecimentos
A programação do evento contará com seis painéis temáticos abordando temas essenciais para o desenvolvimento do setor museológico, como:
- Educação e acesso à cultura
- Dignidade e diversidade nos espaços museológicos
- Desenvolvimento humano e econômico através dos museus
- Gestão e manutenção dos espaços culturais
- Sustentabilidade no setor museal
- Preservação do patrimônio cultural
Além do evento principal, ocorre paralelamente o EPM+, nos dias 13 e 14 de fevereiro, oferecendo atividades práticas e visitas técnicas. Os participantes poderão escolher entre diferentes formações e experiências para aprofundar ainda mais seus conhecimentos.
As inscrições para o evento já estão abertas e podem ser realizadas online.
Importância do evento para o setor cultural
O Encontro Paulista de Museus se consolidou como um dos mais importantes espaços de discussão para o setor museológico no Brasil. Desde sua primeira edição, em 2009, o evento tem promovido a valorização e profissionalização do setor, além de estimular o diálogo entre as diferentes instituições culturais do estado.
A expectativa para esta edição é fortalecer ainda mais as redes de cooperação entre os museus paulistas, buscando estratégias para torná-los mais acessíveis e relevantes para a sociedade.
Confira abaixo a programação completa:
12/02, quarta-feira
- 9h – Café e credenciamento
- 10h – Apresentação musical
- 10h30 – Abertura – entrega da Medalha Waldisa Russio
- 11h30 – Painel 1 – “Construindo Futuros – políticas setoriais para museus”
- 12h30 – Almoço
- 14h – Painel 2 – “Preservação do Patrimônio Cultural e Museológico”
- 15h30 – Café
- 16h – Conferência internacional: Política de Museus da Colômbia
13/02, quinta-feira
- 9h – Café e credenciamento
- 10h – Painel 3 – “Educação, comunicação e acesso aos museus”
- 11h30 – Painel 4 – “Gestão, manutenção e sustentabilidade em museus”
- 13h – Almoço
- 14h – Saída do Theatro São Pedro
- 14h30 – EPM+: atividades temáticas (Curadoria e Montagem de Exposição na Casa Mário de Andrade + Museu da Imigração; Conservação Preventiva no Museu Afro Brasil + Museu do Café; Atividade Formativa CULTSP PRO – Museus, Crise Climática e Sustentabilidade no Edifício Oswald de Andrade)
14/02, sexta-feira
- 9h – Café e credenciamento
- 10h – Painel 5 – “Formação e valorização de pessoas”
- 11h – Painel 6 – “Território, identidade e reparação”
- 12h30 – Plenária de encerramento
- 13h – Almoço
- 14h30 – Saída do Theatro São Pedro
- 15h – EPM+: atividades temáticas (Educação em Museus: temas sensíveis para públicos diversos no Museu da Diversidade Sexual + Memorial da Resistência; Uso e Ocupação de Edificações Históricas no Museu das Favelas + Museu Catavento; Atividade Formativa CULTSP PRO – Museu em Foco: Políticas Públicas e Mecanismos de Fomento Cultural no Edifício Oswald de Andrade)