Na última sexta-feira (31), a Prefeitura de Ribeirão Pires, por meio da Secretaria de Saúde, apresentou o Plano Municipal de Contingência de Arboviroses 2025-2026 ao Conselho Municipal de Saúde (CMS) durante encontro realizado na Câmara Municipal. Junto a membros do conselho, profissionais da Vigilância à Saúde expuseram o objetivo, a Estratégia e o plano de ação para situações de Emergência.
Durante a apresentação, a equipe destacou que o objetivo do plano é prevenir e controlar doenças como dengue, zika, chikungunya e outras arboviroses, reforçando a importância da Prevenção. O encontro também contemplou a exposição da estrutura da rede municipal de saúde, das ações realizadas pelo Centro de Controle de Zoonoses e do Balanço de casos. A diretora de vigilância à saúde, Patrícia Bezerra, ressaltou a importância do novo plano.
“O ano de 2024 trouxe diversos aprendizados em âmbito regional, estadual e nacional. Manter o plano atualizado é essencial para garantir rápida resposta diante a situações de emergência em nossa cidade; minimizando os impactos na saúde pública. Nosso compromisso é continuar atuando de forma preventiva e coordenada, protegendo a população e reduzindo a transmissão dessas enfermidades”, disse.
A Prefeitura de Ribeirão Pires informou que, já no início de 2025, serão realizadas atividades como a Atividade de Densidade Larvária (ADL), que identifica a presença do mosquito em cada bairro e possibilita a aplicação de medidas específicas. Outras ações incluem bloqueios realizados pelo Centro de Controle de Zoonoses em pontos com casos positivos, além de campanhas de conscientização em bairros e escolas. A cidade conta também com mais de 900 armadilhas instaladas para evitar a proliferação do mosquito, em projeto pioneiro na região do Grande ABC.