O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, autorizou o Metrô a dar início à elaboração do projeto básico da Linha 20-Rosa, que ligará a região do ABC Paulista à capital. Com 33 quilômetros de extensão, a nova linha conectará os municípios de Santo André e São Bernardo do Campo à zona oeste de São Paulo, passando por regiões estratégicas como Lapa, Pinheiros, Vila Olímpia, Itaim Bibi e Moema. A expectativa é que mais de 1,3 milhão de passageiros sejam beneficiados diariamente quando o trecho estiver em operação.
Expansão histórica para o transporte público
Durante o anúncio, o governador destacou a importância desse avanço para a mobilidade na Grande São Paulo.
“É um dia especial para nós. Vamos dar mais um passo em direção à expansão do transporte metroferroviário com um objetivo traçado há anos, que é o de levar o Metrô para a região metropolitana de São Paulo. Felizmente estamos conseguindo dar esses passos. Estamos falando de seis estações no ABC: três em São Bernardo e três em Santo André. O Metrô de fato está chegando ao ABC, algo extraordinário que vem ao encontro de uma expectativa de muito tempo”, afirmou Tarcísio de Freitas.
A deputada estadual Ana Carolina Serra, presidente da Comissão de Assuntos Metropolitanos e Municipais, também comemorou o avanço do projeto, ressaltando a importância da nova linha para a população do ABC.
“Bom ver que o governador está empenhado em tirar do papel a Linha 20-Rosa do Metrô. Desde o primeiro dia do mandato de deputada e também na presidência da Comissão de Assuntos Metropolitanos e Municipais, levo ao governo a importância desse modal para a população do Grande ABC. Estamos tornando o sonho realidade, graças ao compromisso do Tarcísio com a nossa região”, declarou a parlamentar.
Estudos e planejamento da obra
O consórcio MNEPI Linha 20 foi contratado para realizar os estudos detalhados que definirão os aspectos técnicos do projeto. A empresa terá um prazo de 20 meses para concluir essa fase, que inclui a elaboração do cronograma de obras, a definição do modelo econômico e a contratação das intervenções necessárias. O investimento previsto para essa etapa inicial é de R$ 137,8 milhões.
O projeto básico também será responsável por definir as características dos túneis, vias, estações e pátios de manutenção, além de contemplar aspectos como arquitetura, integração urbana, comunicação visual e sistemas de telecomunicações. Também estão previstos estudos sobre a instalação de escadas rolantes, elevadores e o sistema de alimentação elétrica da futura linha.
Avanços ambientais e estrutura da nova linha
Antes da autorização para a elaboração do projeto básico, o Metrô já havia obtido a Licença Ambiental necessária para a implementação da Linha 20-Rosa. Além disso, foram elaborados o Estudo de Impacto Ambiental (EIA-RIMA) e realizadas audiências públicas em todos os municípios que farão parte do trajeto.
A futura Linha 20 contará com 24 estações e dois pátios de manutenção, além de conexões com oito linhas do sistema metroferroviário paulista e outras que estão em fase de planejamento. A expectativa é de que a nova linha traga uma significativa melhoria na mobilidade urbana, reduzindo o tempo de deslocamento entre o ABC e a capital paulista.
Confira as estações: Linha 20-Rosa
São Paulo: Santa Marina, Lapa, Vila Romana, Cerro Corá, Girassol, Teodoro Sampaio, Fradique Coutinho, Tabapuã, Jesuíno Cardoso, Hélio Pellegrino, Moema, Rubem Berta, Indianópolis, Saúde, Abraão de Morais, Cursino, Arlindo Vieira e Livieiro;
São Bernardo do Campo: Taboão-Paulicéia, Rudge Ramos e Afonsina;
Santo André: Príncipe de Gales, Portugal e Santo André.
Impacto na mobilidade urbana
Com a integração a diversas linhas de Metrô e trens metropolitanos, a Linha 20-Rosa tem o potencial de reduzir congestionamentos, facilitar o acesso de moradores do ABC ao centro financeiro e empresarial da capital e melhorar a qualidade de vida de milhões de pessoas que dependem do transporte público.
A obra representa um avanço significativo para a mobilidade em São Paulo e reforça os esforços do governo estadual na ampliação da malha metroviária.