A Associação Caminhos do Cambuci(@caminhosdocambuci), sediada em Paranapiacaba, Santo André, recebeu o reconhecimento do Ministério da Cultura como Ponto de Cultura, conforme os critérios da Política Nacional Cultura Viva (Lei nº 13.018/2014). A certificação fortalece a entidade como referência na valorização da cultura local e amplia suas possibilidades de captação de recursos para iniciativas voltadas à comunidade.
>>mais notícias: Paranapiacaba
Com essa chancela, a associação passa a integrar a rede Cultura Viva, que promove expressões culturais e o direito de acesso à cultura em todo o Brasil. Além disso, a certificação habilita a entidade a participar de licitações e editais para obter financiamento e expandir suas atividades.
o cambuci como identidade cultural
Segundo o coordenador da Associação, Ivanio Carvalho, a inspiração para buscar o reconhecimento veio do cambuci, fruta nativa da Mata Atlântica e da Serra do Mar, que tem grande relevância ecológica e cultural.
“O cambuci é mais do que uma fruta, ele representa a identidade da região e movimenta a economia local. A partir dessa valorização, conseguimos fortalecer tanto a preservação ambiental quanto o desenvolvimento sustentável da comunidade”, destacou Carvalho.
A associação soube do programa do Ministério da Cultura em julho de 2023 e, após análises, percebeu que atendia aos critérios exigidos. Com apoio de assessorias especializadas, realizou a inscrição e, no final do ano, recebeu o parecer favorável, tornando-se oficialmente um Ponto de Cultura.
![Associação Caminhos do Cambuci recebe certificação do Ministério da Cultura como Ponto de Cultura 1 Associação Caminhos do Cambuci recebe certificação do Ministério da Cultura como Ponto de Cultura](https://abcagora.com.br/wp-content/uploads/2025/02/Associacao-Caminhos-do-Cambuci-recebe-certificacao-do-Ministerio-da-Cultura-como-Ponto-de-Cultura3.webp)
impacto na economia e no turismo local
A certificação trará benefícios não apenas para os integrantes da associação, mas também para toda a comunidade de Paranapiacaba. O local é conhecido por seu turismo histórico e ecológico e, agora, terá ainda mais visibilidade com o selo de Ponto de Cultura.
Para Fabio Picarelli, secretário da Subprefeitura de Paranapiacaba e Parque Andreense, esse reconhecimento representa uma grande oportunidade para a vila:
“O trabalho da Associação Caminhos do Cambuci representa muito para Paranapiacaba e, com esse reconhecimento, irá crescer ainda mais. Os visitantes que vêm até a vila encontram uma diversidade de produtos à base de cambuci, como a famosa geleia e as bebidas artesanais, que são comercializadas no Antigo Mercado”, afirmou.
Nos últimos anos, o cambuci tem sido um dos grandes atrativos da região, impulsionando o comércio local e incentivando produtores a investirem na fruta. Com o apoio do reconhecimento cultural, a expectativa é de que novas ações sejam desenvolvidas para fortalecer ainda mais essa tradição.
![Associação Caminhos do Cambuci recebe certificação do Ministério da Cultura como Ponto de Cultura 2 Associação Caminhos do Cambuci recebe certificação do Ministério da Cultura como Ponto de Cultura](https://abcagora.com.br/wp-content/uploads/2025/02/Associacao-Caminhos-do-Cambuci-recebe-certificacao-do-Ministerio-da-Cultura-como-Ponto-de-Cultura2.webp)
10 anos de atuação em prol da cultura local
A Associação Caminhos do Cambuci atua há 10 anos promovendo atividades que envolvem a valorização da cultura local e a preservação ambiental. Há quatro anos, a entidade foi formalizada juridicamente, o que permitiu expandir seu trabalho e consolidar sua representatividade na região.
A atual presidente da associação é Vanessa Sales, tendo como vice-presidente Carlos Eduardo de Faria. A diretoria conta ainda com Ivanio Carvalho, Alzira Pelegrini, Diurley Medeiros, Joacir Maginni e Romario Magalhães, que trabalham para ampliar as atividades e buscar novas oportunidades para a comunidade.
Com a certificação do Ministério da Cultura, a entidade se fortalece ainda mais como um pilar cultural de Paranapiacaba, incentivando a economia local e preservando tradições que fazem parte da identidade do município.
______
*Com informações: Janete Ogawa/PMSA