Durante o mês de fevereiro, o Museu da Língua Portuguesa, localizado na Estação da Luz, em São Paulo, promove uma programação educativo-cultural especial com exposições, oficinas e visitas mediadas. A proposta é destacar a riqueza da língua portuguesa e suas influências históricas e culturais, proporcionando ao público uma experiência imersiva e interativa.
Entre os destaques está a exposição “Línguas Africanas que Fazem o Brasil”, que pode ser visitada até o próximo domingo (9). A mostra explora a influência das línguas banto, iorubá e ewe-fon na formação do português falado no Brasil. Com curadoria do músico e filósofo Tiganá Santana, a exposição reúne performances, projeções e instalações que evidenciam não apenas a linguagem verbal, mas também expressões culturais como cabelos trançados, turbantes e tambores.
Outra atração imperdível é a mostra “Vidas em Cordel”, que celebra a cultura popular brasileira ao transformar histórias de vida em narrativas no estilo da literatura de cordel. A exposição ocorre no pátio B do museu e tem entrada gratuita todos os dias.
acesso facilitado e gratuidade aos sábados
O Museu da Língua Portuguesa funciona de terça a domingo, das 10h às 18h, e não abre às segundas-feiras. Os ingressos custam R$ 24 (inteira) e R$ 12 (meia), mas há gratuidade aos sábados, viabilizada pelo patrocínio do Grupo CCR, e também aos domingos até o fim de fevereiro.
Para quem deseja chegar ao museu de transporte público, a Linha 4-Amarela do metrô, administrada pela ViaQuatro, é uma das opções mais práticas, já que o local está integrado à Estação da Luz.
A programação completa está disponível no site oficial do Museu da Língua Portuguesa. As atividades estão sujeitas a alterações. CLIQUE AQUI
ViaQuatro
A ViaQuatro é a concessionária responsável pela operação e manutenção da Linha 4-Amarela de metrô em São Paulo e o primeiro contrato de parceria público-privada (PPP) assinado no país. Na América Latina, a Linha 4-Amarela é pioneira no uso do sistema driverless, operação automática sem a presença de condutor dentro do trem, que permite a supervisão permanente de velocidade, conferindo mais segurança e precisão à operação.
Museu da Língua Portuguesa
Localizado na Estação da Luz, o Museu da Língua Portuguesa tem como tema o patrimônio imaterial que é a língua portuguesa e faz uso da tecnologia e de suportes interativos para construir e apresentar seu acervo. O público é convidado para uma viagem sensorial e subjetiva, apresentando a língua como uma manifestação cultural viva, rica, diversa e em constante construção. O Museu da Língua Portuguesa é uma instituição da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Governo do Estado de São Paulo, concebido e implantado em parceria com a Fundação Roberto Marinho. O IDBrasil Cultura, Educação e Esporte é a Organização Social de Cultura responsável pela sua gestão.