A Ronda Ostensiva Municipal (ROMU), equipe especializada da Guarda Civil Municipal (GCM) de São Bernardo do Campo, realizou nesta sexta-feira (14) uma grande apreensão de aparelhos eletrônicos, cartões bancários, documentos pessoais, um colete balístico e uma carabina. A ação ocorreu no bairro Jardim Limpão, na região do Ferrazópolis, durante uma ronda da Operação Direto ao Ponto, lançada em janeiro para coibir roubos e furtos nos pontos de ônibus e garantir a segurança em todas as regiões da cidade.
>>mais notícias: São Bernardo do Campo
Suspeitos flagrados em atitude suspeita
Durante a patrulha, os agentes da ROMU notaram movimentação suspeita na frente de um bar no Jardim Limpão. O proprietário do estabelecimento demonstrou comportamento alterado e chegou a questionar os guardas sobre a saída da viatura. Diante da atitude suspeita, os agentes realizaram uma vistoria no local, onde encontraram 106 celulares furtados, além de outros eletrônicos e objetos de procedência duvidosa.
O material estava tanto no bar quanto na residência dos suspeitos. Como o dono do estabelecimento, um homem de 61 anos, não conseguiu explicar a origem dos aparelhos, ele foi conduzido ao 1º Distrito Policial (DP) de São Bernardo.
Itens apreendidos
Além dos 106 celulares furtados, foram encontrados com o suspeito:
- 2 caixas de fones Bluetooth
- 1 carregador
- 1 máquina de cartão
- 20 documentos entre RGs e CNHs
- 6 cartões de crédito
- 1 balança de precisão
- 2 tablets
- 2 notebooks
- 1 colete balístico completo
- 1 capa para colete
- 1 carabina
Após análise dos itens, os agentes identificaram que vários celulares haviam sido furtados em 2024 em Diadema e na mesma região da apreensão. Alguns aparelhos estavam resetados ou desligados, impossibilitando a identificação imediata dos donos.
Combate à criminalidade
O secretário de Segurança de São Bernardo, major Topalian, elogiou o trabalho da ROMU e destacou o impacto das rondas preventivas.
“A Romu está na rua para isso, no serviço preventivo e ostensivo. A ação é fruto de treinamento efetivo e da perspicácia total dos nossos agentes. É isso que queremos entregar para a população: a certeza de que a GCM está pronta para o combate à criminalidade”, afirmou.
O titular da pasta reforçou a importância da ação:
“Quero parabenizar nossos agentes da Romu que, muito bem treinados e capacitados, ao se deparar com a atitude suspeita do dono de um bar, descobriram mais de 100 celulares, tablets, documentos pessoais e armas. Tudo isso é fruto da ação preventiva que a Secretaria faz desde o início do ano.”
O suspeito foi indiciado por furto e receptação, ficando à disposição da Justiça.
Operação Direto ao Ponto segue em São Bernardo
A Operação Segurança Direto ao Ponto foi lançada em janeiro pela gestão do prefeito Marcelo Lima e tem como objetivo reforçar a segurança nos pontos de ônibus e áreas vulneráveis da cidade. A ação ocorre em parceria com a Polícia Militar e a Polícia Civil e seguirá atuando em diversas regiões do município pelos próximos 60 dias.
A presença intensificada das forças de segurança busca reduzir a criminalidade e garantir mais tranquilidade para os moradores que utilizam o transporte público.