O Brasil enfrenta, a partir desta segunda-feira (17), a terceira onda de calor do ano. De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), as regiões Sudeste, Sul e Centro-Oeste já sentem os primeiros impactos do aumento das temperaturas. Com previsões indicando calor intenso e alertas sobre os riscos, bares e restaurantes tornam-se um refúgio para quem busca formas de se refrescar.
Dados da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel) apontam que, devido ao aumento da demanda nesse período, o faturamento de estabelecimentos do setor pode crescer até 15%. A tendência é de que bebidas como cervejas, drinques e opções geladas sem álcool se tornem ainda mais procuradas, ajudando a aliviar os efeitos do calor extremo e atraindo mais clientes. Além disso, alimentos leves também ganham preferência entre os consumidores.
Para o líder de conteúdo e inteligência da Abrasel, José Eduardo Camargo, esse momento representa uma oportunidade de negócios. “Além de as altas temperaturas deste verão incentivarem o consumo de bebidas mais refrescantes, os fins de tarde também ficam mais propícios para o encontro e a troca de ideias. E isso tudo se traduz em mais movimento nos bares e restaurantes, o que vem em boa hora, pois temos trabalhado com margens cada vez mais apertadas ou mesmo no vermelho”, afirma.
Aproveitando o cenário, muitos estabelecimentos estão investindo em promoções e estratégias para estimular o consumo, especialmente nos estados mais afetados pelo calor. Diego Menezes, sócio-proprietário do Booze Bar, com unidades em Ipanema e na Lapa, no Rio de Janeiro, destaca as ações adotadas para atrair mais clientes. “Criamos um happy hour e ações de marketing que brincam com esse calor e com a ideia de se refrescar. Como as pessoas preferem ficar na rua a ficar no calor de casa, a expectativa é de que consigamos atrair mais clientes nesses dias e aumentar o faturamento em até 30%”, revela Diego.
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*Com informações: Abrasel