A edição 2025 da Liga de Basquete Feminina (LBF) foi oficialmente lançada nesta terça-feira (18), na Arena Centauro, em São Paulo (SP). O evento contou com a presença de representantes das 11 equipes que disputarão o torneio, que começa no dia 8 de março, em homenagem ao Dia Internacional da Mulher.
>>mais notícias: Esportes
A temporada marca a estreia de três novas equipes: Maringá, Cerrado Basquete e Ourinhos Basquete. Elas se juntam a Unimed Campinas, Blumenau, ADRM Santo André, São José Basketball, Sodiê Mesquita, Sampaio Basquete, Sesi Basquete e Corinthians na disputa pelo título.
Formato da competição
A LBF 2025 terá uma primeira fase em que todas as 11 equipes se enfrentarão em turno e returno, somando 22 rodadas. Ao final dessa fase, os oito melhores times avançam aos playoffs.
Nas quartas de final e na semifinal, os confrontos serão decididos em uma série melhor de três jogos. Já a grande final será disputada em uma melhor de cinco partidas, com a equipe vencedora levando o troféu da 15ª edição da competição.
Expectativa para a nova temporada
O presidente da LBF, Valter Ferreira, destacou a importância do evento de lançamento e a expectativa para o campeonato.
“Estamos muito felizes com a realização de um evento dessa proporção. Reunir todos os entes do basquete feminino nesse grande pontapé para o início do campeonato, com um nível de qualidade e profissionalismo, só nos deixa ainda mais ansiosos pela temporada que está para começar. Estamos comemorando os 15 anos e sabemos que essa tem tudo para ser uma grande temporada”, afirmou.
Além do crescimento da competição, a LBF 2025 contará com transmissões televisivas pela TV Brasil, ampliando a visibilidade do basquete feminino nacional.