A movimentação na Rua 25 de Março, o maior centro de comércio popular do país, está aquecida com a proximidade do Carnaval. Neste ano, um item específico se destacou entre os mais vendidos: as réplicas da estatueta do Oscar. O aumento da procura tem sido impulsionado pelas três indicações do filme brasileiro Ainda Estou Aqui, dirigido por Walter Salles, ao Oscar 2025, incluindo a categoria de melhor atriz para Fernanda Torres.
De acordo com Pierre Sfeir, proprietário da loja Festas e Fantasias, a venda das estatuetas cresceu cerca de 200% neste início de ano. “O Oscar está um top. Trabalhamos com isso há muitos anos para vender para empresas, por exemplo. Mas, neste ano, estamos arrebentando de vender por causa da Fernanda Torres. Tem até um bloco de rua em homenagem a ela [chamado A Vida Presta]”, afirmou o comerciante.
Os clientes estão comprando o item tanto para torcer na premiação do Oscar, que acontece no dia 2 de março, quanto para compor fantasias de Carnaval. A estatueta está sendo vendida por R$ 24.
Criatividade no Carnaval
O bancário Pedro Frediano, de 26 anos, foi um dos foliões que aderiram à tendência. Ele e um amigo decidiram se fantasiar como Fátima e Sueli, personagens interpretadas por Fernanda Torres e Andrea Beltrão na série Entre Tapas & Beijos. Para completar o visual, Pedro comprou a réplica da estatueta do Oscar.
“Pensamos em sair de Fátima e Sueli no domingo de Carnaval, que é o dia em que vai ter a premiação do Oscar. Carnaval é bagunça, é festa. E ficamos bem animados com a ideia”, contou.
Mesmo sem certeza se conseguirá assistir à premiação, Pedro disse que acompanhará as atualizações pelo celular. “Acho que na hora do Oscar vou estar um pouco baleado por causa do sábado e domingo de Carnaval”, brincou.
Comércio aquecido na 25 de Março
O Carnaval segue como um dos períodos mais importantes para o comércio da 25 de Março. O lojista Pierre Sfeir destacou que a data é o melhor momento do ano para as vendas e que a temporada 2025 está ainda mais aquecida.
“O Carnaval neste ano é no final de fevereiro e começo de março, o que dá mais fôlego para o pessoal gastar”, explicou. Ele estima um crescimento entre 16% e 20% nas vendas em comparação ao ano passado.
Na Ladeira Porto Geral, outra área tradicional do comércio paulistano, a gerente Vilma dos Santos de Queiroz, 63 anos, também observou um bom movimento e espera um aumento ainda maior nas próximas semanas.
Além das réplicas do Oscar, outros itens populares neste Carnaval incluem máscaras de Fernanda Torres, que têm alta demanda, mas estão em falta no momento, segundo comerciantes.
Compras para escolas e foliões casuais
As compras para eventos escolares e festas particulares também movimentam o comércio. A diretora administrativa de escola Jacqueline Pereira, 33 anos, foi à 25 de Março buscar decoração para o Carnaval da escola.
“Estamos tentando gastar pouco. Alguns preços estão bem salgados, mas dá para garimpar bem”, comentou.
Acompanhando Jacqueline, Nádia Cristina dos Santos Santana, 46 anos, relatou que prefere curtir o Carnaval de forma mais discreta, mas também busca adereços simples, como tiaras e colares havaianos.
Camelôs enfrentam dificuldades
Se por um lado os lojistas comemoram o aumento nas vendas, por outro, os camelôs da 25 de Março relatam dificuldades. Desde o Natal, vendedores ambulantes apontam queda no movimento e afirmam que as festas de fim de ano e o Carnaval não foram suficientes para impulsionar os negócios.
Um ambulante, que trabalha na região há sete anos e preferiu não se identificar, disse que as vendas estão bem abaixo do esperado. “As vendas estão fracas desde o ano passado. Acredito que é culpa do governo e das vendas na internet. O pessoal tem preferido comprar mais pela internet do que vir para a rua”, afirmou.
Outra vendedora, que está há um ano e meio no local, relatou que a situação está ainda pior neste Carnaval. “Não está vendendo muito. Acho que é culpa da inflação. No ano passado estava melhor. Vai juntando tudo: inflação e vendas online. Está bem difícil para sobreviver”, lamentou.
Enquanto o comércio formal da 25 de Março se beneficia da conexão entre Carnaval e Oscar, os vendedores ambulantes aguardam uma retomada das vendas, buscando estratégias para driblar a concorrência e atrair consumidores.
_____
*Com informações: Agência Brasil