O Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria de Parcerias em Investimentos (SPI), incluiu no edital de concessão do Lote Paranapanema a obrigatoriedade da instalação de 22 passagens de fauna ao longo dos 282,3 km de rodovias que serão concedidas à iniciativa privada entre os municípios de Ourinhos e Itapetininga.
A medida busca reduzir atropelamentos de animais silvestres e proteger a biodiversidade da região, que abriga espécies como tamanduá-bandeira, quati, capivara, paca e onça-parda.
Plano de Ação para Biodiversidade
Nos dois primeiros anos de concessão, a empresa responsável deverá apresentar um Plano de Ação de Biodiversidade (PAB), contemplando:
- Construção e manutenção de passagens aéreas e subterrâneas para animais
- Identificação de hotspots – áreas críticas de atropelamento
- Monitoramento das espécies que vivem próximas às rodovias
Segundo a Agência de Transporte do Estado de São Paulo (Artesp), entre 2019 e 2023, mais de 36 mil animais silvestres foram atropelados nas rodovias paulistas concedidas. Atualmente, há 415 passagens de fauna em operação no estado, com outras 121 previstas.
“A instalação de passagens de fauna é uma solução eficaz para reduzir acidentes, proteger espécies e tornar o trânsito mais seguro”, afirma Raquel Carneiro, diretora da Companhia Paulista de Parcerias (CPP).
Investimentos em proteção ambiental
O Lote Paranapanema, que corta áreas da Mata Atlântica, faz parte de um conjunto maior de projetos que buscam aliar infraestrutura e preservação ambiental. Além das 22 passagens previstas, outros projetos de concessão, como Rota Sorocabana e Nova Raposo, incluirão mais 50 corredores ecológicos, totalizando um investimento de R$ 16,9 milhões para essa iniciativa.
Com um investimento total de R$ 4,7 bilhões, a concessão do Lote Paranapanema beneficiará 13 municípios, incluindo Sorocaba, Itapetininga, Ourinhos e Paranapanema.
O maior programa de concessões da história de São Paulo
O projeto faz parte do Programa de Parcerias de Investimentos do Estado de São Paulo (PPI-SP), que já qualificou 1.800 km de rodovias e busca impulsionar o desenvolvimento socioeconômico, tecnológico e ambiental do estado.
Com 29 projetos qualificados e uma carteira de R$ 494 bilhões em investimentos, o PPI-SP representa o maior programa de concessões já realizado em São Paulo.
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*Com informações: Agência SP