Close Menu
    What's Hot

    Educação de SP amplia política da educação especial e cria instrumentos para acompanhamento individualizado de estudantes

    03/10/2025

    BMX Park Internacional 2025 tem finais da primeira fase neste sábado

    03/10/2025

    Mauá abre inscrições para curso gratuito de Gestão de Salão de Cabeleireiro

    03/10/2025

    Subscribe to Updates

    Receba as últimas notícias

    Facebook X (Twitter) Instagram
    ABC Agora
    Facebook X (Twitter) Instagram
    Subscribe
    • Home
    • Cidades
      • Santo André
      • São Bernardo
      • São Caetano
      • Diadema
      • Mauá
      • Rio Grande da Serra
      • Ribeirão Pires
    • Resumo de notícias
    • Cultura e Lazer
    • Política
    • Geral
    • Saúde
    • Entretenimento
    ABC Agora
    Home - Notícias - Centro de Pesquisas, Desenvolvimento e Ensaios (CPDE) da Termomecanica registra patentes voltadas a nióbio, economia circular e sustentabilidade
    Notícias

    Centro de Pesquisas, Desenvolvimento e Ensaios (CPDE) da Termomecanica registra patentes voltadas a nióbio, economia circular e sustentabilidade

    Parcerias com universidades impulsionam o desenvolvimento de ligas de cobre avançadas e soluções sustentáveis
    ABC AGORABy ABC AGORA06/03/20255 Mins Read
    Share Facebook Twitter Pinterest LinkedIn Tumblr Email
    Follow Us
    Google News Flipboard Threads
    Pesquisadores do CPDE da Termomecanica analisando amostras de ligas de cobre inovadoras em laboratório.
    Centro de Pesquisas, Desenvolvimento e Ensaios (CPDE) da Termomecanica registra patentes voltadas a nióbio, economia circular e sustentabilidade
    Share
    Facebook Twitter LinkedIn Pinterest Email

    O Centro de Pesquisas, Desenvolvimento e Ensaios (CPDE) da Termomecanica, empresa líder nacional na transformação do Cobre e suas ligas, fechou o ano de 2024 com o registro de três novas patentes, duas voltadas para ligas de Cobre com adição de nióbio, desenvolvidas em parceria com o Instituto Federal de São Paulo (IFSP), e outra para a economia circular e sustentabilidade, criada em parceria com a Universidade Federal de São Paulo (Unifesp). Ao todo, os projetos envolveram mais de 25 pesquisadores, dentre eles doutores, mestres e alunos de iniciação científica.

    O Gerente do CPDE, Márcio Rodrigues, conta que nos últimos anos, a Termomecanica fez investimentos na ordem de R$ 2,5 milhões no laboratório, que se traduziram em estudos práticos para o registro das novas patentes. Com esse valor, foi possível realizar investimentos em equipamentos, capacitação dos colaboradores e reforçar as parcerias com as universidades.

    Rodrigues detalha ainda como funciona o processo de depósito de patentes. “Na grande maioria das vezes, as oportunidades surgem durante o desenvolvimento do projeto de pesquisa e, por meio dos resultados obtidos, é possível avaliar se a solução é patenteável. Em seguida, investiga-se e compara-se com produtos ou processos já existentes, identificando a inovação e os ganhos obtidos”, explica.

    Impactos para o mercado

    A motivação para o desenvolvimento dessas patentes surge de duas frentes principais. A primeira está relacionada à preocupação com a reutilização de subprodutos de processos, aliada à necessidade de reduzir os impactos ambientais. Com o crescimento da produção mundial de cobre, aumenta também a geração desses materiais, tornando imprescindíveis tanto sua reutilização quanto pesquisas destinadas ao seu melhor aproveitamento.

    A segunda frente diz respeito ao desenvolvimento de tecnologias cada vez mais complexas, que demandam materiais de alto desempenho capazes de acompanhar tais evoluções. Nesse contexto, investigar novas ligas com propriedades aprimoradas, que atendam às especificações de componentes complexos e garantam desempenho e durabilidade adequados, é fundamental no cenário global, conforme destaca Rodrigues.

    Parcerias com universidades

    Atualmente, a Termomecanica possui parcerias com importantes instituições de ensino de São Paulo, o que contribuiu para o desenvolvimento dessas patentes. Estas universidades foram selecionadas por se destacarem em seu campo de atuação, com profissionais altamente qualificados e infraestrutura robusta. 

    “A cooperação visa promover a pesquisa ao incentivar iniciativas internas e acadêmicas, fomentar o depósito de patentes, publicar artigos científicos e oferecer bolsas de estudos. Essa aproximação entre universidades e indústrias ajuda a desenvolver pesquisas aplicadas às necessidades reais do setor, além de criar materiais e processos inovadores”, explica Silva.

    A primeira parceria do CPDE foi firmada com o Instituto Federal de São Paulo (IFSP), em 2016, e tem como principal objetivo o desenvolvimento de novas ligas de Cobre e de processos de fabricação. Para se ter uma ideia, no ano de 2023, o CPDE conquistou o segundo lugar no Programa Inova Nióbio, no qual o Governo Federal ofereceu verba para pesquisas com o metal, incentivando a utilização deste recurso brasileiro.  Desde então, além das duas patentes de ligas de Cobre com adição de nióbio, outros estudos ainda estão sendo realizados.

    Já a parceria com a UNIFESP teve início em 2019, com foco na capacidade biocida do Cobre e suas ligas, aprofundando os estudos relacionados a este tema e entendendo os benefícios de utilização de ligas de Cobre em ambientes de alta exposição de microrganismos. Em seguida, outra linha de pesquisa foi desenvolvida, com o objetivo de reaproveitar subprodutos de processos de fabricação.

    A mais recente parceria firmada foi com a Universidade Presbiteriana Mackenzie, no ano de 2020, com foco em materiais compósitos de Cobre e grafeno. “Seguindo os passos do Engenheiro Salvador Arena, o objetivo da Termomecanica e do CPDE é continuar sendo referência no mercado e estar à frente de pesquisas, não só de cobre e suas ligas, mas também outros metais. Explorar o depósito de patentes é somente o resultado deste trabalho”, finaliza Rodrigues.

    Sobre o Centro de Pesquisas, Desenvolvimento e Ensaios da Termomecanica (CPDE)

    O Centro de Pesquisas, Desenvolvimento e Ensaios da Termomecanica (CPDE) é um centro de atração de oportunidades de inovação no âmbito da Termomecanica e das suas coligadas, e conta com 26 colaboradores em 3 Laboratórios localizados em São Bernardo do Campo/SP. Possui a acreditação conforme a norma ABNT NBR ISO/IEC 17025:2017 conferida pelo Cgcre-INMETRO e presta serviços externos de análise.

    Sobre a Termomecanica

    A Termomecanica é líder no setor de transformação de Cobre e suas ligas, em produtos semielaborados e acabados, e atua, desde 2016, na fabricação de produtos em Alumínio. Fundada em 1942 pelo engenheiro Salvador Arena, é altamente capitalizada, com um patrimônio líquido superior a 2,8 bilhões de reais. Comprometida com o desenvolvimento sustentável, mantém programas de modernização e expansão que definem sua tradicional estratégia de reinvestimento de lucros e geração de empregos. A Termomecanica destaca-se no cenário brasileiro, pois parte de seus resultados são direcionados para transformação social por meio da sua controladora, Fundação Salvador Arena.

    Uma das maiores indústrias privadas brasileiras, desde 1974 está entre as “Maiores e Melhores” da Revista Exame e, por dois anos (2017 e 2018), em primeiro lugar no ranking “As Melhores da Dinheiro”, no setor Mineração, Siderurgia e Metalurgia.

    Ligas de cobre Patentes tecnológicas Pesquisa e Inovação Sustentabilidade industrial Termomecanica
    Share. Facebook Twitter Pinterest LinkedIn Tumblr Email
    ABC AGORA

    Related Posts

    Educação de SP amplia política da educação especial e cria instrumentos para acompanhamento individualizado de estudantes

    03/10/2025

    Mauá realiza II Seminário Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional

    02/10/2025

    Onda de calor em SP: interior terá até 37°C e umidade de 12%; litoral e RMSP com sol e chuva à tarde

    02/10/2025
    Leave A Reply Cancel Reply

    Publicidade
    Últimas Notícias

    Educação de SP amplia política da educação especial e cria instrumentos para acompanhamento individualizado de estudantes

    ABC AGORA03/10/2025

    O governo de São Paulo publicou nesta sexta-feira (3) uma nova resolução que atualiza e…

    BMX Park Internacional 2025 tem finais da primeira fase neste sábado

    03/10/2025

    Mauá abre inscrições para curso gratuito de Gestão de Salão de Cabeleireiro

    03/10/2025

    Deputado Rômulo Fernandes propõe ProCriança para proteger vítimas de violência em SP

    03/10/2025
    Stay In Touch
    • Facebook
    • Twitter
    • Pinterest
    • Instagram
    • YouTube
    • Vimeo

    Assine

    Receba as últimas notícias

    Contato:
    Contato:

    Sugestão de Pauta
    E-mail: pauta@abcagora.com.br
    Contato: (11) 97828-5875

    Comercial:
    E-mail: comercial@abcagora.com.br

    Facebook Instagram YouTube WhatsApp TikTok
    © 2025 ThemeSphere. Designed by ThemeSphere.
    • Home
    • Cidades
    • Cultura e Lazer
    • Health
    • Buy Now

    Type above and press Enter to search. Press Esc to cancel.