O esporte de alto rendimento e a ciência nunca estiveram tão conectados. Hoje, dados coletados por atletas durante treinos e partidas são essenciais para entender o desenvolvimento fisiológico, o nível de desgaste e muitos outros parâmetros. A Khipo, em parceria com o Orlando City — um dos principais clubes da Major League Soccer (MLS) — reuniu essas informações com o objetivo de melhorar o desempenho dos jogadores. Assim nasceu o Performance Hub.
Desenvolvida para a ciência esportiva, a plataforma oferece uma abordagem integrada e centralizada para análise de desempenho, saúde e bem-estar, especialmente no futebol. Combinando informações de nutrição, fisioterapia, exames médicos e monitoramento de treinos, a solução gera insights valiosos para decisões mais estratégicas.
“Ter informações que se complementam, dentro da medicina esportiva, é uma realidade que faz com que a vida útil dos atletas de alto rendimento seja cada vez maior”, declara Mauricio Negri, Head of Sports Science do Orlando City, sobre a importância do cruzamento de dados na medicina, capazes de ajudar no alto rendimento dos atletas aliado ao baixo risco de lesões.
Principais pilares do Performance Hub:
- Ciência Esportiva: Monitoramento de treinos e jogos com tecnologia de ponta, capaz de mensurar carga física e maximizar o rendimento.
- Análise Médica: Acompanhamento automatizado de exames e diagnóstico precoce de lesões, com foco na gestão médica de longo prazo.
- Bem-estar e Alta Performance: Planos individualizados de fortalecimento muscular e condicionamento físico.
- Reabilitação: Análise de causas de lesões com protocolos integrados de fisioterapia, acelerando a recuperação e prevenindo futuras lesões.
- Nutrição: Programas personalizados com dados sobre hidratação, peso e composição corporal, além de relatórios, suplementação e exames laboratoriais.
- Dados e Insights Preditivos: Centralização e cruzamento de múltiplas fontes com inteligência preditiva, promovendo decisões mais precisas na gestão de saúde, treinos e desempenho.
“O Performance Hub colhe todos os dados que a ciência e a medicina já possuem em mãos, cruza essas informações e, como resultado, temos um protocolo completo de cuidados únicos para cada atleta”, explica André Insardi, CEO da Khipo.