A Prefeitura de Santo André deu início, nesta quarta-feira (2), à implantação do Sistema Eletrônico de Informações (SEI), uma plataforma digital que visa eliminar o uso de papel na administração pública municipal. Com previsão de economizar até R$ 20 milhões entre 2025 e 2028, a medida integra o conceito de “papel zero”, promovendo agilidade, economia, transparência e sustentabilidade nos processos administrativos.
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Anualmente, a Prefeitura lida com cerca de 25 mil processos internos, o que representa aproximadamente 850 mil folhas de papel – o equivalente a 113 árvores. A expectativa é de que, até 2028, esse número chegue a 102 mil processos, totalizando 3,4 milhões de folhas. Com a digitalização completa, a gestão municipal estima deixar de consumir papel suficiente para poupar 452 árvores.
“O SEI é um sistema que permite resposta imediata, trazendo agilidade, segurança, transparência, sustentabilidade e economia para a Prefeitura de Santo André”, afirmou o prefeito Gilvan Junior durante evento no Salão Burle Marx. O chefe do Executivo municipal também destacou que a digitalização pode elevar a produtividade dos servidores em até 30%.
Gestão pública mais eficiente e sustentável
A adoção do SEI na cidade é resultado de um convênio firmado com o Governo do Estado de São Paulo e com a Prodesp (Companhia de Processamento de Dados do Estado de São Paulo). A medida está em consonância com as diretrizes da Lei Federal nº 14.129/2021 e do Decreto Estadual nº 67.641/2023, que orientam a digitalização de processos na administração pública.
De acordo com a Prefeitura, a digitalização permitirá maior rastreabilidade e controle documental, acesso remoto a processos por parte dos servidores, eliminação de deslocamentos físicos e a resolução de demandas em questão de horas ou dias – etapas que anteriormente levavam semanas.
“Hoje é um grande dia para um futuro muito produtivo da nossa cidade”, disse o secretário municipal de Inovação e Tecnologia, Diego Cabral. A secretária de Administração e Finanças, Fernanda Sakaragui, também celebrou o avanço: “A implantação do SEI é um avanço importante para a administração”.
Transição gradual e sem custos para o município
A implementação do SEI ocorrerá de forma gradual ao longo do primeiro semestre de 2025. Todos os servidores estão passando por um processo de capacitação para garantir a adaptação ao novo sistema, que não trará impacto ao orçamento municipal. Isso porque o projeto é financiado pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) por meio do Governo do Estado.
“É uma parceria com o Governo do Estado e financiada pelo BID, ou seja, não tem custos para a cidade. Entre os diversos avanços que temos na gestão, este é um procedimento que permite que a cidade economize”, reforçou o prefeito Gilvan.
A iniciativa se soma ao movimento nacional de desburocratização e inovação no setor público, colocando Santo André na vanguarda das cidades que estão modernizando suas gestões com o uso de tecnologia.
Exemplo estadual de transformação digital
Presente ao evento, o diretor do Arquivo Público do Estado, Thiago Lima Nicodemo, elogiou a implantação do SEI em Santo André e destacou o pioneirismo do município na transformação digital completa.
“Conseguimos dar passos largos para eliminar ou quase zerar o uso de papel com eficiência no Governo do Estado e projetamos o avanço para os municípios. Até o momento, 113 deles já instalaram o SEI, mas poucos com este modelo de Santo André, que está transitando literalmente do papel para o digital. Ao fazer isso, estamos mudando a mentalidade da cidade”, destacou Nicodemo.
Além do prefeito Gilvan Junior, estiveram presentes no evento de lançamento a vice-prefeita Silvana Medeiros, os secretários Diego Cabral e Fernanda Sakaragui, além de representantes do Governo Estadual.
A nova fase da administração pública andreense, marcada pela digitalização dos processos, representa mais do que uma inovação técnica: é um compromisso com a eficiência, a economia de recursos públicos e a preservação ambiental.
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*Com informações: PMSA