A Executiva Nacional do PSDB aprovou por unanimidade, nesta terça-feira (29/05), o início oficial das discussões sobre a fusão com o partido Podemos. A decisão marca uma nova etapa na reconstrução da sigla e no fortalecimento de uma alternativa política de centro no cenário nacional.
Como parte do processo, foi convocada uma Convenção Nacional para o dia 5 de junho, que deve deliberar sobre a fusão e possíveis alterações no Estatuto do PSDB.
O presidente estadual do PSDB em São Paulo e ex-prefeito de Santo André, Paulo Serra, comemorou o avanço do processo e ressaltou o significado do momento vivido pelo partido:
“A aprovação da convenção hoje para a mudança do Estatuto foi um passo importantíssimo desse momento histórico que o PSDB está vivendo e eu digo histórico porque aqueles que apostaram no fim do PSDB estão testemunhando um recomeço, um renascimento de um movimento partidário importante para o Brasil e que vai trazer, não tenho dúvida, uma alternativa longe dos extremos para os estados e para o país. Então estou muito feliz de poder participar desse processo e muito esperançoso, com uma expectativa muito positiva de que essa união com o Podemos, que foi formalizada, foi o primeiro passo formalizado no dia de hoje, vai render bons frutos.”
Com a fusão, PSDB e Podemos poderão formar, com base nos números atuais, a 7ª maior bancada da Câmara dos Deputados, somando 28 parlamentares federais.
União pelo centro democrático
A fusão visa consolidar uma nova força política no campo do centro democrático, distante dos extremos, com foco em estabilidade institucional, desenvolvimento sustentável e compromisso com o interesse público.
A presidente nacional do Podemos, deputada federal Renata Abreu, também se manifestou por meio de nota oficial:
“O Podemos recebe com entusiasmo a decisão da Executiva Nacional do PSDB de autorizar oficialmente o início das discussões sobre a fusão entre os partidos. Essa sinalização fortalece o caminho que já vínhamos construindo, pautado pelo diálogo, respeito mútuo e pela busca de uma alternativa sólida para o Brasil — uma alternativa que una forças comprometidas com o centro democrático, a estabilidade institucional e o desenvolvimento sustentável do país. O Podemos reafirma seu compromisso com a construção dessa convergência. Acreditamos que a soma de forças entre nossas siglas representa não apenas o crescimento de nossas estruturas, mas, principalmente, a união de propósitos e valores que colocam o interesse público acima de disputas ideológicas e extremismos. O Podemos seguirá trabalhando, ouvindo nossas bases, alinhando ideias para consolidar uma proposta partidária que responda aos desafios do Brasil com propostas equilibradas, responsáveis e olhando para o futuro.”
Próximos passos
PSDB e Podemos continuarão realizando reuniões nas próximas semanas com o objetivo de alinhar estruturas, programas e valores. A expectativa é de que o processo fortaleça o campo democrático e represente uma nova alternativa para o eleitor brasileiro nas próximas eleições.