Seguindo firme no compromisso de qualificar o atendimento na saúde pública, o prefeito de São Bernardo do Campo, Marcelo Lima, entregou nesta quarta-feira (30/4) 22 novos leitos de enfermaria no Hospital da Mulher. A ampliação da capacidade da unidade hospitalar ocorreu após a conclusão da reforma do telhado, iniciada em 8 de março, e a reativação de dez quartos que estavam interditados.
– mais notícias: São Bernardo do Campo
A cerimônia de entrega contou com a presença da deputada estadual Ana Carolina Serra, da vice-prefeita Jéssica Cormick, da secretária da Mulher Sandra do Leite, da presidente do Fundo Social de Solidariedade e primeira-dama Zana Lima, da secretária adjunta de Saúde Fernanda Penatti, da diretora do Complexo Hospitalar Heloísa Molinari, da diretora do Hospital da Mulher Adlin Veduato e de vereadores do município.
Com investimento de R$ 3,8 milhões, provenientes de emenda parlamentar e recursos do Tesouro municipal, os novos leitos estão cadastrados no Ministério da Saúde e já disponíveis para a população. A reestruturação foi necessária devido às más condições estruturais do telhado, que inviabilizavam o uso dos espaços anteriormente.
“Entregamos hoje 22 leitos de primeira qualidade, no mesmo padrão de qualquer boa instituição privada”, afirmou o prefeito Marcelo Lima. “Tenho muito orgulho de poder ampliar o atendimento do Hospital da Mulher para trazer mais dignidade na saúde. Agora é um hospital para valer e uma cidade para frente.”
A secretária adjunta de Saúde, Fernanda Penatti, reforçou o papel dos profissionais da saúde e dos conselheiros municipais no fortalecimento do SUS. “Sem esse time, a gente não conseguiria aplicar aquilo que o prefeito e o secretário de Saúde sonham para o município.”
Fernanda também destacou que São Bernardo é pioneira na ampliação da faixa etária para mamografia de rastreio, agora de 40 a 74 anos. “Estamos trabalhando muito para cuidar das pessoas em todas as fases que elas precisam.”
A deputada Ana Carolina Serra, responsável pela destinação de R$ 1 milhão em emenda para a reforma do telhado, elogiou o engajamento da equipe de saúde. “É um trabalho que transforma a vida das pessoas. Essa equipe trabalha com o coração, e fico feliz em fazer parte desse momento.”
A diretora do Hospital da Mulher, Adlin Veduato, celebrou a qualificação do atendimento. “Só tenho a agradecer pelos investimentos. Estamos ainda mais preparados para receber as munícipes com excelência.”
O Hospital da Mulher possui hoje 136 leitos e realiza cerca de 7.500 atendimentos mensais, incluindo os do CAISM, urgências e procedimentos cirúrgicos.
Caravana da Saúde amplia impacto
A reativação dos leitos integra as ações da Caravana da Saúde, programa municipal lançado em 25 de janeiro para reduzir filas de consultas e exames. Desde o início do ano, mais de 143 mil atendimentos foram realizados, com destaque para o fim da fila de tomografias sem contraste, mapeamento de retina e consultas em especialidades como ortopedia e alergologia.
Além dos novos leitos, o hospital contará com reforço na equipe técnica. “Já está em curso a contratação de cerca de 20 profissionais para manter a qualidade do atendimento”, afirmou Romero Lima, diretor de Urgência, Emergência e Atenção Hospitalar.
_____
Fonte: PMSBC