O Parque Natural do Pedroso foi alvo de uma queda de balão neste domingo (18). O objeto caiu em uma área de vegetação fechada e funcionários do Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André) que trabalham na unidade de conservação acionaram a Polícia Militar Ambiental para atender a ocorrência.
Após rastreamento na mata, quatro responsáveis foram localizados e detidos por risco de fuga. Os infratores foram autuados individualmente pelo crime ambiental de soltura de balões, previsto no artigo 57 da Resolução 5/2021 da Secretaria de Infraestrutura e Meio Ambiente do Governo do Estado, em R$ 10 mil cada, totalizando R$ 40 mil em multas.
O balão, considerado de grande porte – com aproximadamente 20 metros –, foi recolhido na área de mata e levado para a 2ª Companhia da Polícia Militar Ambiental.

Além da previsão na resolução estadual, a fabricação, comercialização, transporte e soltura de balões configuram crime ambiental, de acordo com as legislações nacional e municipal. Soltar balões representa um grave risco de incêndio florestal, especialmente nesta época do ano, em que a estiagem torna a vegetação mais seca e suscetível ao fogo.
Denúncias podem ser feitas à Guarda Civil Municipal pelo telefone 153, à Polícia Militar pelo 190, à Delegacia de Crimes Ambientais (Dicma) pelo número 4330-6007 ou ao Semasa pelos telefones 0800-4848115 e 4433-9300, ou ainda pelas redes sociais da autarquia. Em caso de incêndio, o Corpo de Bombeiros deve ser acionado pelo telefone 193.
_________
Fonte: PMSA | Texto: Paloma Alvarez/Semasa
Foto: Divulgação/Semasa