
Um dos grupos pioneiros de empreendedorismo feminino do Estado de São Paulo, o NME – Núcleo de Mulheres Empreendedoras da ACISA – Associação Comercial e Industrial de Santo André acaba de ser selecionado para participar do Empreender Competitivo 2017 – 2019, promovido pela Confederação das Associações Comerciais e Empresariais do Brasil (CACB) e Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae).
O programa é direcionado para núcleos setoriais que, em geral, tenham ao menos 18 meses de atuação, e visa impulsionar os grupos que já estão em fase de autossustentabilidade.
De acordo com a diretora da ACISA Telma Canevazzi, o Empreender Competitivo é uma excelente oportunidade para as empresas que necessitam de apoio para desenvolver ações que melhorem a sua competitividade. Dentre essas ações estão consultoria para a melhoria dos processos, capacitação dos presidentes e funcionários, participação de visitas técnicas, certificações, participação em missões, marketing, estudo de mercado, entre outras. O NME foi uma das 59 propostas contempladas, de um total de 245, vindas de 10 estados brasileiros.
Em 2015, encerrou-se a 3ª edição do Empreender Competitivo e até o momento já foram aplicados mais de R$ 30 milhões de recursos que beneficiaram várias empresas em todas as regiões do Brasil. Essa edição atendeu 1.400 empresas em 96 projetos e, mesmo com um cenário adverso, cerca de 86% dos projetos alcançaram ao menos um resultado previsto, dentre três informados. Alguns empreendimentos viram o faturamento aumentar em 30%.