A coleta porta a porta de resíduos sólidos, realizada pela Secretaria de Meio Ambiente e Mudanças Climáticas por meio do Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André), mantém-se como o serviço urbano mais bem avaliado na cidade, registrando uma nova marca positiva, com 89,6% de aprovação da população, segundo pesquisa do Instituto Indsat (Indicadores de Satisfação dos Serviços Públicos).
>>mais notícias: Semasa
A coleta recebeu 781 pontos entre os quesitos avaliados pelo instituto, demonstrando a qualidade e a efetividade do serviço, que permanece com Alto Grau de Satisfação. O levantamento aponta que 3,5% dos entrevistados classificaram os serviços como ótimos e 86,1% como bons. Em comparação ao último estudo, houve um aumento de 6,2%.
“Santo André sempre se destacou pelo pioneirismo com políticas públicas e o compromisso com o meio ambiente. A coleta de resíduos é um serviço essencial que impacta diretamente a qualidade de vida dos moradores, e por isso nosso objetivo é ir além. Queremos não apenas manter a excelência que nos consolidou como referência na gestão de resíduos, mas também inovar continuamente, oferecendo um serviço cada vez mais eficiente e sustentável”, afirma o secretário de Meio Ambiente e Mudanças Climáticas, Edinilson Ferreira dos Santos.
De acordo com o Indsat, a avaliação de Santo André indica que a cidade está acima da média das cidades de grande porte analisadas pelo instituto, cuja pontuação média é de 742 pontos. Um aspecto positivo no novo levantamento é que a rejeição aos serviços caiu mais da metade em um ano, passando de 16% para 2,2%.
A coleta porta a porta está presente em 100% do município e envolve a remoção, o transporte e a destinação final adequada dos resíduos úmidos e recicláveis. Santo André é dividida em setores e os caminhões realizam a coleta dos resíduos orgânicos três vezes por semana.
A coleta seletiva é feita uma vez por semana, com exceção do Centro e do Bairro Casa Branca, que recebem o serviço de segunda a sábado. Vale destacar que Santo André foi pioneira no Brasil na implementação de um sistema de coleta seletiva porta a porta, há 28 anos.
Os resíduos úmidos são destinados ao Aterro Sanitário Municipal, também sob gestão do Semasa, enquanto os resíduos recicláveis são enviados às duas cooperativas de reciclagem parceiras do município. Mensalmente, em média, a cidade recolhe cerca de 19 mil toneladas de resíduos úmidos e quase 950 toneladas de resíduos secos.
A pesquisa do Indsat foi realizada junto a 600 moradores, com uma margem de erro de 4% e um nível de confiança de 95%.
_______
Fonte: PMSA | Texto: Paloma Alvarez/Semasa
Foto: Divulgação/Semasa