A cidade de Santo André segue firme no processo para o reconhecimento da Vila de Paranapiacaba como Patrimônio Mundial da Unesco (Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura). Como parte desse esforço, o município participa entre quinta-feira (22) e sábado (24) do 10º Fórum Internacional do Patrimônio Histórico Arquitetônico Brasil-Portugal, realizado na cidade de Aveiro, em Portugal.
O subprefeito de Paranapiacaba e Parque Andreense, Fábio Picarelli, representa o prefeito Gilvan Junior no evento. Ao lado do superintendente do Iphan (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional), Danilo Nunes, e de representantes de Campinas e Santos, a comitiva brasileira discute temas estratégicos, com foco especial na valorização da Rota do Café e na importância histórica da primeira ferrovia paulista, construída por engenheiros ingleses em Paranapiacaba a partir de 1860.

“É o início de um trabalho visando a candidatura da Vila como primeiro Patrimônio da Humanidade do Estado de São Paulo junto à Unesco”, afirmou Picarelli.
“Estamos aqui realizando um sonho. É a oportunidade de falar sobre a Rota do Café e da Vila de Paranapiacaba para o mundo”, completou.
O fórum reúne autoridades e especialistas do Brasil e de Portugal para debater políticas públicas de preservação do patrimônio histórico, reforçando os laços culturais e institucionais entre os dois países. A presença de Santo André no evento fortalece a candidatura de Paranapiacaba no cenário internacional.
Paralelos globais e singularidade de Paranapiacaba
Entre os sítios históricos internacionais que se assemelham à Vila de Paranapiacaba estão:
- Valparaíso (Chile): reconhecida como Patrimônio Mundial pelo critério III da Unesco, por seu valor como porto histórico e testemunho excepcional de uma tradição cultural no Pacífico.
- Sewell (Chile): cidade abandonada construída sobre a maior mina subterrânea de cobre do mundo, reconhecida pelo critério II, pela contribuição tecnológica e paisagística.
- Røros (Noruega): vila de mineração de cobre com casas de madeira e fundições preservadas em paisagem de beleza natural.
- Ferrovias do Himalaia, em Darjeeling (Índia), e a Ferrovia de Semmering (Áustria): ambas destacadas pela integração entre a engenharia ferroviária e a paisagem natural.
Paranapiacaba compartilha com esses sítios características únicas, como a localização em área isolada, paisagem exuberante, clima peculiar e valor arquitetônico, paisagístico e tecnológico. A vila se diferencia, no entanto, por continuar viva e habitada, sendo um raro exemplo de monumento ferroviário autêntico e preservado dos séculos XIX e XX.
Seu sistema funicular, as construções em estilo inglês e a convivência harmoniosa com a Serra do Mar reforçam sua candidatura como símbolo da memória ferroviária sul-americana e da identidade operária brasileira.
_______
Fotos: Alex Cavanha/PSA e Divulgação