Com mais de 30 milhões de cães e gatos vivendo em situação de abandono no Brasil, segundo estimativas da Organização Mundial da Saúde (OMS), a Equipe Singulariana de Proteção aos Animais (ESPA) — criada pela rede de ensino Singular — completa 17 anos de atuação conscientizando sobre a importância da adoção responsável e apoiando protetores independentes e abrigos.
Para celebrar o aniversário da ESPA, o Colégio Singular, com unidades localizadas na região do Grande ABC, está promovendo uma programação especial ao longo do mês de maio, com diversas atividades voltadas aos alunos.
Entre elas estão oficinas sobre cuidados e respeito aos animais, palestras, apresentações de adestramento, além de narrações de histórias e outras iniciativas.
A comemoração também contou com uma campanha de arrecadação de ração, realizada durante a gincana sociocultural Desafio Singular, que angariou, nas últimas semanas, cerca de duas toneladas de ração. Todo o material será doado para abrigos parceiros e protetores independentes já cadastrados.
Integrada ao currículo escolar da Educação Infantil ao Ensino Médio, a ESPA desenvolve um trabalho contínuo de educação socioambiental, promovendo valores como empatia, respeito à vida e cidadania. A iniciativa também apoia feiras de adoção, realiza campanhas de conscientização nas redes sociais contra maus-tratos e incentiva a adoção de animais abandonados ou sem raça definida, ao invés da compra de um animal de raça.
Fundada com um propósito assistencial, a ESPA se desenvolveu ao longo do tempo e hoje se afirma como um projeto de relevante impacto social. Atua em parceria com protetores de animais independentes e abrigos da região, diante da insuficiência das ações do poder público frente à complexidade do abandono de animais nas ruas.
A instituição promove a conscientização sobre a guarda responsável e, sobretudo, defende a castração em massa como estratégia eficaz para o controle populacional. Por meio de iniciativas práticas e educativas, a equipe da ESPA busca transformar a realidade de inúmeros animais e conscientizar as novas gerações sobre a importância do papel de cada cidadão na construção de um mundo mais justo e compassivo, também para os animais.
__________
Fonte: MP & Rossi Comunicações