A Seleção Brasileira entra em um novo capítulo com a chegada oficial de Carlo Ancelotti ao comando técnico. Apresentado na tarde desta segunda-feira (26), na Barra da Tijuca, no Rio de Janeiro, o treinador italiano anunciou sua primeira lista de convocados, já de olho na reta final das Eliminatórias Sul-Americanas para a Copa do Mundo de 2026.
Entre as principais novidades da convocação está o retorno do volante Casemiro, atualmente no Manchester United, além da presença do lateral e zagueiro Danilo, do Flamengo. Já Neymar, que se recupera de lesão e voltou recentemente ao Santos, ficou de fora desta vez.
Durante a coletiva de imprensa, Ancelotti demonstrou entusiasmo com o novo desafio. “É uma honra, um grande orgulho comandar a seleção, que é a melhor do mundo. Eu tenho um grande trabalho para fazer com que o Brasil volte a ser campeão”, afirmou. Ele também destacou o carinho com que foi recebido no país: “Estou muito animado e acho que vamos fazer um grande trabalho”.
Acolhida calorosa de grandes nomes
A cerimônia contou com mensagens de boas-vindas de importantes nomes do futebol brasileiro. O técnico Luiz Felipe Scolari, campeão do mundo em 2002, desejou sucesso ao colega europeu:
“É uma alegria, uma satisfação, uma felicidade estar contigo. E que desejamos o melhor possível. Seja a pessoa que sempre foi e vai conseguir no Brasil tudo aquilo que conseguiu na sua vida.”
Também enviaram saudações o ex-jogador Zico, o campeão mundial Bebeto, Gérson “Canhotinha de Ouro” e o ídolo Rivelino.
Ancelotti traz um currículo de peso. É o maior vencedor da Champions League como técnico, com cinco títulos — três pelo Real Madrid e dois pelo Milan — e o único a conquistar as cinco principais ligas nacionais da Europa: Inglaterra, Espanha, Alemanha, Itália e França.
Agora, seu principal desafio é classificar o Brasil para a Copa do Mundo de 2026, que será disputada nos Estados Unidos, Canadá e México, e conduzir a equipe em busca do tão sonhado hexacampeonato.
Lista completa dos convocados
Goleiros:
Alisson (Liverpool), Bento (Al-Nassr), Hugo Souza (Corinthians)
Defensores:
Alex Sandro (Flamengo), Alexsandro (Lille), Beraldo (PSG), Carlos Augusto (Inter de Milão), Danilo (Flamengo), Léo Ortiz (Flamengo), Marquinhos (PSG), Vanderson (Monaco), Wesley (Flamengo)
Meio-campistas:
Andreas Pereira (Fulham), Andrey Santos (Strasbourg), Bruno Guimarães (Newcastle), Casemiro (Manchester United), Ederson (Atalanta), Gerson (Flamengo)
Atacantes:
Antony (Betis), Estêvão (Palmeiras), Gabriel Martinelli (Arsenal), Matheus Cunha (Wolverhampton), Raphinha (Barcelona), Richarlison (Tottenham), Vinícius Júnior (Real Madrid)
Próximos desafios do Brasil
O Brasil volta a campo no dia 5 de junho, fora de casa, contra o Equador, no Estádio Monumental de Guayaquil, pela 15ª rodada das Eliminatórias. Na sequência, o time joga em São Paulo, na Neo Química Arena, no dia 10 de junho, contra o Paraguai.
Após 14 rodadas, a Seleção ocupa a quarta colocação, com 21 pontos. As Eliminatórias dão seis vagas diretas à Copa do Mundo. O sétimo colocado disputará uma repescagem internacional.
Com elenco renovado e a experiência de Ancelotti, a expectativa da torcida é por um ciclo de retomada e conquistas.
____________
*Com informações: Agência Brasil
Foto: Rafael Ribeiro/CBF