A Operação Aquece São Bernardo, ação da Prefeitura que reforça o trabalho integrado de proteção a pessoas em situação de rua da cidade neste período de baixas temperaturas, realizou 660 abordagens entre 1º e 22 de junho. Desde o início da ação, foram registrados, em média, 125 acolhimentos por dia nos serviços municipais. A capacidade de atendimento é de até 180 pessoas por dia, com a possibilidade de ampliação, caso haja demanda.
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Nesta semana, até o dia 29 de junho, com alerta pela Defesa Civil de frio e chuva, o município intensifica as orientações aos moradores sobre como acionar as equipes que atuam 24 horas por dia, todos os dias da semana.
Os profissionais que realizam as rondas podem ser chamados pelos telefones (11) 99231-7784 / 99231-6599 – contatos funcionam com aplicativo WhatsApp. Os moradores também podem realizar o chamado por meio da GCM (Guarda Civil Municipal), pelo telefone 153. Necessário informar o endereço onde a pessoa em situação de rua foi vista, preferencialmente com referência e informações sobre condições desta pessoa.
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O secretário municipal de Desenvolvimento Social e Cidadania de São Bernardo, Henrique Kabeça, ressaltou a importância da participação ativa da população para a proteção de pessoas em maior vulnerabilidade, indicando que, do total de abordagens registradas nos primeiros 22 dias da Operação Aquece São Bernardo, 45 atendimentos foram feitos a partir de chamados da população.
“Ampliamos as rondas pela cidade, em especial nos pontos onde nossos profissionais sabem que há incidência de pessoas vivendo em situação de rua. Nos dias mais frios, também contamos com a ajuda dos moradores, que podem acionar, por telefone, os serviços municipais. Um chamado que pode salvar vidas”, destacou.

ACOLHIMENTO – A cidade conta com dois serviços de acolhimento, a Casa de Passagem, na região central, e a Moradia Provisória, no Riacho Grande. Por conta das baixas temperaturas, durante o período de vigência da operação integrada, as casas abrigo do município funcionam como ‘porta aberta’, o que, na prática, significa que o acolhido poderá ter abrigo sem a necessidade de referenciamento prévio pelo Centro POP – serviço especializado de atendimento a pessoas em situação da rua da Prefeitura.
Após abordagem, caso aceite o acolhimento, a pessoa é transportada ao abrigo da Casa de Passagem Central ou para serviço de moradia provisória que funciona no Riacho Grande. Ainda que não aceite o acolhimento ao abrigo, a equipe de abordagem oferta cobertores, blusas e vestuários de inverno. Desde o início da Operação, 136 cobertores foram distribuídos pelas equipes.
No serviço de acolhimento, os atendidos contam com estrutura para banho, refeição, dormitório, roupas e agasalhos. A Casa de Passagem aceita animais de estimação. Os novos acolhidos também são referenciados e passam a contar com a rede de serviços da Prefeitura, com orientações, encaminhamentos para programas sociais, emissão de documentos, atendimento em saúde, entre outros, de acordo com a necessidade.
CANAIS PARA ACIONAR EQUIPES DE ABORDAGEM – SERVIÇO 24h
GCM – 153 ou WhatsApp e telefone: (11) 99231-7784 / 99231-6599
Casa de Passagem – Abrigo Central – Rua Tapajós, 10, Centro
Moradia provisória – Riacho Grande – Via Anchieta km 31, 1.000 (acesso pela marginal, ao lado da balança)
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Fonte: PMSBC