Após três noites de espetáculos no Bumbódromo, o vencedor do 58º Festival Folclórico de Parintins será conhecido nesta segunda-feira (30), às 15h (horário de Brasília). A apuração dos votos acontece no próprio Bumbódromo, em Parintins (AM), onde os bois-bumbás Caprichoso e Garantido encantaram o público com apresentações marcadas por tradição, emoção e engajamento ambiental.
>>mais notícias: Cultura & Lazer
O boi Caprichoso, vencedor dos últimos três anos, busca o inédito tetracampeonato. Já o boi Garantido tenta conquistar seu 33º título na história do festival. O campeão será definido com base nas notas de 21 quesitos, avaliados de 0 a 10 por jurados.
Azul ou vermelho?
A disputa entre azul e vermelho movimenta não apenas o festival, mas toda a cidade. O Caprichoso se apresenta com predominância da cor azul, e sua torcida se veste também com verde-mar, roxo e lilás. Já o Garantido, com o vermelho como base, aposta em tons de rosa, laranja e terracota.
As torcidas se dividem entre os currais: Zeca Xibelão (Caprichoso) e Lindolfo Monteverde (Garantido), com rivalidade acirrada — inclusive nas cores das roupas.
Cada boi também tem sua bateria tradicional: batucada (Garantido) e marujada (Caprichoso).
>>Acompanhe o ABC Agora pelo nosso canal no WhatsApp. CLIQUE AQUI
Tradição e floresta em cena
Neste ano, o festival incorporou o debate sobre a preservação da floresta amazônica à sua narrativa. A proposta visa garantir que áreas públicas da Amazônia Legal sejam destinadas à conservação ambiental e justiça social, impedindo registros indevidos no Cadastro Ambiental Rural (Sicar).
Reconhecido como Patrimônio Cultural do Brasil pelo Iphan, o Festival de Parintins celebra a lenda da ressurreição do boi e reafirma o valor da cultura amazônica.