São Bernardo do Campo completa o primeiro mês de atuação do Programa Integra Tietê, maior plano de recuperação ambiental em curso no Estado de São Paulo. Coordenada pelo Governo Estadual e executada pela Sabesp, a iniciativa visa à despoluição do Rio Tietê e de seus afluentes, com frentes simultâneas de trabalho em diversas regiões da cidade, por meio de obras de saneamento, drenagem, infraestrutura, desassoreamento e preservação ambiental.
Os trabalhos em São Bernardo, iniciados há um mês, marcam a presença da cidade dentro do conjunto de 42 frentes de atuação em toda a Região Metropolitana. Os serviços se concentram, nesta etapa, em intervenções pontuais de escavação e ampliação de rede em vias estratégicas, como parte da preparação da infraestrutura para as obras estruturantes do programa. Segundo a Sabesp, cerca de 1.500 economias (unidades consumidoras) já foram impactadas positivamente nas primeiras semanas de atuação.
A meta é ousada: universalizar o acesso à água potável e ao esgotamento sanitário até 2029 — quatro anos antes do prazo estabelecido pelo Marco Legal do Saneamento, que estipula a universalização até 2033. Ao todo, o Integra Tietê deve movimentar mais de R$ 70 bilhões em investimentos no Estado, dos quais aproximadamente R$ 23 bilhões são voltados à Região Metropolitana, com benefícios diretos à população estimada em 20,6 milhões de pessoas.
>>mais notícias: São Bernardo do Campo
“Enquanto alguns Estados falam em universalizar até 2040, São Paulo antecipou essa meta para 2029. Isso mostra o compromisso com as futuras gerações e com o futuro dos nossos rios, especialmente o Tietê, que é símbolo de São Paulo”, afirmou o governador Tarcísio de Freitas.
PARCERIA – Apesar de ser uma obra de responsabilidade do Estado, a Prefeitura de São Bernardo atua de forma ativa na coordenação local das intervenções, garantindo que os serviços ocorram com o menor impacto possível ao cotidiano da população. O prefeito Marcelo Lima destacou o papel do diálogo entre as esferas de governo e o planejamento municipal para assegurar fluidez do trânsito urbano e qualidade técnica nas execuções.
“Estamos recebendo essas obras com a responsabilidade que elas exigem. É um programa importante para o Estado e para o futuro do Tietê, mas nossa prioridade é garantir que essas melhorias aconteçam também com o mínimo de transtornos para a população da cidade. A Prefeitura está acompanhando de perto, com as secretarias técnicas envolvidas, para que tudo ocorra de forma organizada e com foco na qualidade de vida dos moradores”, afirmou Marcelo Lima.
Com impacto direto em importantes vias da cidade, a Secretaria de Transporte, Mobilidade e Infraestrutura de São Bernardo elaborou um plano especial de mobilidade urbana, com definição de rotas alternativas, reforço na sinalização e presença de agentes de trânsito. O objetivo é minimizar os impactos no tráfego e oferecer segurança aos motoristas e pedestres.
A fiscalização técnica das obras também é prioridade da Prefeitura. A Secretaria de Projetos e Obras mantém reuniões constantes com a equipe da Sabesp para acompanhar os cronogramas, monitorar a qualidade dos serviços e garantir cumprimento dos prazos.
“Nosso papel é cobrar e fiscalizar. Estamos atentos ao cronograma, prontos para intervir quando necessário e exigindo que a companhia atue com responsabilidade técnica e respeito à cidade”, pontuou o secretário de Projetos e Obras, André Marzolla.
Acompanhe o ABC Agora pelo nosso canal no WhatsApp. CLIQUE AQUI
Ao longo dos próximos meses, as frentes de trabalho devem se intensificar, abrangendo novas regiões da cidade, com foco na ampliação da rede de coleta e tratamento de esgoto, recuperação ambiental de córregos e rios, e ações que contribuam para a saúde ambiental do Rio Tietê — um dos principais eixos fluviais do Estado. Em São Bernardo, o compromisso da Prefeitura é atuar de forma integrada com o Governo do Estado para que o Integra Tietê avance com eficiência, sustentabilidade e responsabilidade social.
________
Fonte: PMSBC | Texto: Marcos Xavier/PMSBC
Fotos: Brenner Oliveira/PMSBC