O Complexo de Saúde de São Bernardo do Campo (CSSBC) deu início à implantação do Safety Huddle, uma ferramenta estratégica voltada à promoção da segurança do paciente. A iniciativa está sendo desenvolvida inicialmente no Hospital de Clínicas (HC) e será gradualmente expandida para toda a rede hospitalar municipal.
>>mais notícias: São Bernardo do Campo
O Safety Huddle, também chamado de “reunião de segurança”, consiste em encontros breves, estruturados e interprofissionais, realizados diariamente no início dos turnos assistenciais. Com duração média de 10 a 15 minutos, o foco é identificar riscos, alinhar prioridades e discutir estratégias preventivas que garantam qualidade e segurança na assistência.
A gerente de Qualidade Institucional do CSSBC, Elaine Cristina Melo de Lima, explica que a prática fortalece a comunicação entre as equipes e contribui para uma resposta rápida diante de riscos emergentes.
“O Safety Huddle é uma breve reunião diária realizada entre equipes, com o objetivo principal de discutir questões de segurança do paciente, identificar riscos, comunicar eventos, reforçar práticas e protocolos seguros, além de promover uma cultura colaborativa. Os maiores benefícios são a redução de acidentes e incidentes, o fortalecimento da comunicação entre áreas e o aumento da confiança e do comprometimento das equipes”, afirma.
Para apoiar a padronização e a efetividade da ferramenta, foram desenvolvidos formulários eletrônicos e planilhas específicas pela equipe de Qualidade, com o intuito de registrar os temas discutidos, ações pendentes e indicadores monitorados. A medida visa otimizar o processo e garantir o acompanhamento contínuo dos resultados.
Além de promover o alinhamento entre os profissionais, o Safety Huddle incentiva a escuta ativa, o senso de pertencimento e a responsabilidade compartilhada. Entre seus objetivos estão: avaliar sistemicamente os pacientes com foco na prevenção de riscos; compartilhar informações críticas de forma segura e eficiente; promover a melhoria contínua da cultura institucional; alinhar diariamente as prioridades assistenciais e operacionais; e engajar as equipes nos protocolos institucionais de segurança do paciente.
INCUBADORA – A diretora-geral do CSSBC, Dra. Heloísa Molinari Calderon, acompanha de perto a implantação e destaca o potencial transformador da iniciativa. “Estamos num momento de incubadora no HC para a consolidação da ferramenta, com as contribuições de todos, para que possamos replicá-la de forma sequencial nas demais unidades hospitalares. Estou muito feliz porque, com apenas dois dias de implantação, a equipe demonstrou uma participação ativa, com muitas contribuições e uma integração extremamente positiva entre todo o time — das áreas assistenciais, de apoio e de gestão”, afirmou.
Heloísa ressalta que a equipe gestora está atenta a cada etapa deste processo, que representa um avanço essencial para o fortalecimento da cultura de segurança nas unidades. “O comprometimento das equipes tem sido exemplar, e os resultados já começam a aparecer. O objetivo é levar o Safety Huddle para todas as unidades do Complexo, garantindo um cuidado cada vez mais seguro e de qualidade para a população”, pontua.
A iniciativa também se destaca pela ampla participação de todos os setores, desde a recepção até as áreas assistenciais, passando por equipes de apoio como farmácia, almoxarifado, laboratório, e também a diretoria. Esse envolvimento coletivo fortalece a integração institucional e reforça a responsabilidade compartilhada com a segurança do paciente.
Com a consolidação da prática no HC, a expectativa é que o projeto avance para as demais unidades hospitalares do município, contribuindo de forma significativa para a construção de um ambiente assistencial mais seguro, colaborativo e eficiente.
__________
Fonte: PMSBC | Textos e fotos: Juliano Mendonça/PMSBC