O Ministério da Saúde, o Ministério da Educação e a Ebserh realizam neste sábado (5) o ‘Dia E – Ebserh em Ação’, mutirão nacional do programa Agora Tem Especialistas, com mais de 10 mil atendimentos em todo o Brasil. A mobilização envolve os 45 hospitais universitários federais da rede pública, que são 100% SUS.
>>mais notícias: Saúde
Com foco em áreas prioritárias como oncologia, cardiologia, ortopedia, oftalmologia e saúde da mulher, serão realizados 10,3 mil procedimentos entre cirurgias eletivas, exames e consultas previamente agendadas.
Em São Paulo, o Hospital Universitário da Universidade Federal de São Carlos (HU-UFSCar) vai atender 223 pacientes, incluindo 20 cirurgias, 127 exames e 76 consultas. A ação visa ampliar a capacidade da rede e reduzir filas de espera por atendimentos especializados.
“Essa é a maior ação nacional de especialidades já feita pelo SUS, com diversidade de atendimentos e capilaridade em todo o país”, afirmou o ministro da Saúde, Alexandre Padilha, que acompanhará o mutirão no RJ ao lado da primeira-dama Janja Lula da Silva e da ministra Anielle Franco (Igualdade Racial).
Já em São Paulo, a agenda será acompanhada por Ana Estela Haddad, secretária de Informação e Saúde Digital do Ministério da Saúde.
Outras autoridades estarão presentes nos estados, como os ministros Camilo Santana (Educação), Gleisi Hoffmann (Relações Institucionais), Márcia Lopes (Mulheres), Margareth Menezes (Cultura), entre outros.
>>Acompanhe o ABC Agora pelo nosso canal no WhatsApp. CLIQUE AQUI
Segundo o presidente da Ebserh, Arthur Chioro, o Dia E fortalece o sistema público e a formação de novos profissionais: “É um esforço coletivo que melhora o acesso à saúde especializada e contribui para a formação de residentes e estudantes”.
A iniciativa ocorre em 36 municípios e contará com mais de 2 mil profissionais da Ebserh. Outros dois grandes mutirões estão programados para setembro e dezembro de 2025.
_______
*Com informações: Ministério da Saúde