Durante todo o mês de julho, a Secretaria Municipal da Saúde (SMS) de Diadema intensifica a testagem rápida para diagnóstico precoce de hepatites virais nas Unidades Básicas de Saúde (UBS), além de incentivar a vacinação contra os tipos A e B, disponíveis no Sistema Único de Saúde (SUS). A ação está relacionada ao Julho Amarelo, período de conscientização e alerta sobre a importância da prevenção, diagnóstico e tratamento dessas doenças, cujo Dia Mundial Contra as Hepatites Virais é celebrado no final do mês (28/07).
>>mais notícias: Diadema
Para fazer o teste rápido, basta ir a UBS de referência e passar pelo acolhimento. Os testes disponibilizados na rede municipal possuem mais de 99% de confiabilidade e são utilizados para diagnóstico e triagem. Quando algum resultado dá positivo, a pessoa passa por aconselhamento e dá início ao tratamento.
Desde o início de 2025, 11 pessoas foram diagnosticadas com hepatite A e três vieram a óbito. No ano passado, foram registrados 55 casos e, destes, quatro óbitos.
Já o imunizante está disponível como rotina em todas as 20 Unidades Básicas, de segunda a sexta-feira, de acordo com o horário da sala de vacina de cada Unidade. O Vacimóvel também vai disponibilizar, no Julho Amarelo, doses contra hepatites A e B. Neste domingo (19/07), o posto itinerante estará na feira livre do bairro Serraria, das 8h30 às 12h.
A cobertura vacinal para hepatite A chega a 86% com 2.116 doses em crianças e adultos. Já para a hepatite tipo B ultrapassa 109%, para bebês com idade menor de 30 dias (1.344 doses), e 91%, para crianças e adultos (11.563 doses).
Sintomas
A hepatite é uma inflamação do fígado que pode ser causada por vírus, uso excessivo de álcool ou drogas, doenças autoimunes ou metabólicas. Ao todo, são cinco subtipos (A, B, C, D e E) e os dois primeiros têm a vacinação como principal forma de prevenção.
Os sintomas mais comuns são fadiga, mal-estar, febre, dores musculares, náuseas, vômitos, dor abdominal, constipação ou diarreia, urina escura e, em alguns casos, icterícia (pele e olhos amarelados). Na fase inicial, os sinais podem ser mais genéricos, o que dificulta o diagnóstico precoce. Por esse motivo, a testagem é importante para a detectação precoce da doença.
Serviço:
Vacimóvel – imunizantes disponíveis: febre amarela, hepatites A e B, influenza e sarampo
20 de julho de 2025, domingo, das 8h30 às 12h.
Local: Feira do Serraria. na Rua Margarida Maria Alves – Serraria.
Endereços das Unidades Básicas de Saúde (UBS) podem ser acessados em https://portal.diadema.sp.gov.br/ubs-por-bairro/.
Centro de Referência em IST, Aids e Hepatites Virais
2º andar do Centro de Especialidades Quarteirão da Saúde. Avenida Antônio Piranga, 700 – Centro.
__________
Fonte: PMD | Texto: Renata Nascimento/PMD
Foto: Adriana Horvath e Mauro Pedroso