Evento também contou com a 2ª etapa da Queima do alho, no estacionamento do Ginásio Poliesportivo
Cerca de 1.500 mil pessoas, entre cavaleiros, amazonas e espectadores prestigiaram a 8ª edição da Cavalgada do Dia Internacional da Mulher, realizada pela Prefeitura de São Bernardo em parceria com a Associação Cultura Tropeira (ACT), que teve sua largada no estacionamento do Ginásio Poliesportivo, no bairro Anchieta. Tradicional na cidade, o evento ainda contou com a apresentação de cavalos e exposição de charretes e carruagens. O prefeito Orlando Morando esteve no local acompanhado do vice-prefeito e secretário de Serviços Urbanos, Marcelo Lima, e do secretário de Esporte e Lazer, Alex Mognon.
Amazonas e cavaleiros passaram pelas principais vias da região central, como a Avenida Redenção, Praça Samuel Sabatini, rumo ao Ginásio Poliesportivo para continuidade da festa que também contou com a 2ª etapa da Queima do Alho. A ação trouxe um pouco da cultura tropeira, com alusão à tradição da culinária típica de dez comitivas de peões de boiadeiro. O cardápio é composto por arroz de carreteiro, feijão gordo, paçoca de carne e churrasco. A comida é feita em fogão improvisado, bem próximo ao chão.
“Este é um evento típico, que exalta as tradições tropeiras na nossa cidade e, por isso, recebe todo o nosso apoio. Sou grande apreciador desta festa, por isso faço questão de prestigiá-lo, especialmente quando acontece em São Bernardo”, destacou o prefeito Orlando Morando, que além de cumprimentar visitantes, amazonas e cavaleiros, também visitou as comitivas participantes.
Entre os grupos presentes estava a comitiva “Se azedá nóis quebra tudo”, de São Bernardo, uma das integrantes da Queima do Alho. Com 16 anos de existência, o grupo era o único representante da cidade no evento. “É importante resgatar um pouco da cultura tropeira e levar para todos os lugares. Uma honra para todos fazer isso em nossa cidade”, afirmou o vistoriador Valdinei Borges, de 40 anos, presidente da comitiva e morador da Vila Gonçalves.
O dia também contou com shows sertanejos e de moda de viola, com as duplas Flávio Braga e Rafael, além da presença de Jota Carvalho “A voz de Barretos”. Organizado pela Associação de Cultura Tropeira (ACT), pela Secretaria de Esporte e Lazer, com apoio da Secretaria de Serviços Urbanos, Departamento de Trânsito e Guarda Civil Municipal (GCM), a ação teve apoio da iniciativa privada.