A cantora e empresária Preta Gil faleceu neste domingo (20), aos 50 anos, nos Estados Unidos. A informação foi confirmada nesta segunda-feira (21) pela assessoria do cantor Gilberto Gil, seu pai. Vítima de câncer, Preta estava em Nova York para realizar um tratamento experimental contra a doença, que foi diagnosticada em 2023.
Segundo a família, ainda não há data definida para o traslado do corpo ao Brasil, mas o velório será realizado no Rio de Janeiro, onde amigos, familiares e fãs poderão prestar suas últimas homenagens.
“Ela será velada na cidade do Rio de Janeiro, onde sua família, amigos e o público poderão prestar suas homenagens”, informou a nota oficial.
Última apresentação ao lado de Gilberto Gil
Durante a turnê de despedida dos palcos de Gilberto Gil, pai e filha se apresentaram juntos pela última vez em abril deste ano, em São Paulo, com a canção “Drão”, eternizada na voz do artista baiano.
Luta contra o câncer
Preta Gil foi diagnosticada com câncer colorretal no início de 2023. Após passar por cirurgias e tratamentos, chegou a entrar em remissão. No entanto, em 2024, a doença voltou a se manifestar em outros órgãos, o que motivou uma nova fase de tratamentos no exterior.
Legado artístico e empresarial
Filha de Gilberto Gil e Sandra Gadelha, Preta Gil deixa o filho Francisco Gil e a neta Sol de Maria. Ao longo de sua carreira, lançou quatro álbuns de estúdio, além de CDs e DVDs ao vivo. Um dos maiores legados da artista foi a criação do Bloco da Preta, um dos blocos de carnaval mais populares do Rio de Janeiro, que já atraiu até 500 mil foliões.
Além da música, Preta também atuava como empreendedora e era sócia da Mynd, uma das principais agências de marketing digital e influência do país.
______________
*Com informações: Agência Brasil
Foto: Tânia Rêgo/Agência Brasil