São Caetano do Sul completou 148 anos nesta segunda-feira (28). As comemorações começaram com a tradicional Missa em Ação de Graças, realizada na Paróquia São Caetano, no Bairro Fundação, seguida da distribuição de um bolo de 130 kg, equivalente a 3 mil pedaços, no Parque Municipal Província de Treviso.

Durante a cerimônia religiosa, autoridades municipais e moradores relembraram a história da cidade, fundada por 28 famílias de imigrantes italianos. O prefeito Tite Campanella destacou a importância dos pioneiros:
“Hoje celebramos as 28 famílias do núcleo colonial (imigrantes italianos), que com coragem, trabalho e fé iniciaram a construção de uma vila em um lugarejo onde não tinha nada. Hoje, esse lugarejo é uma das melhores cidades do País. A nós fica a responsabilidade de seguir este exemplo para continuarmos fazendo de São Caetano uma cidade cada vez melhor”, afirmou.
>>mais notícias: São Caetano do Sul
Bolo gigante mobiliza voluntários e comércio local
O bolo de aniversário foi confeccionado por voluntários e patrocinado por 11 padarias tradicionais: Boa Sorte, Monte Alto, Jardim São Caetano, Nova Santa Paula, Cannelé, Bella Trigueira, Monte Carlo, Samara, Portuense, Canoa e Lindo Pão. A ação reuniu moradores de todas as idades, reforçando o caráter comunitário da celebração.
Para muitos presentes, o evento trouxe memórias afetivas. Mauro Gonçalves, de 79 anos, morador do Bairro Fundação desde o nascimento, relembrou a transformação da cidade:
“Há 70 anos tudo era muito diferente. Eu tinha de atravessar uma porteira de trem para ir para o Centro. A criançada ia se divertir numa lagoa que tinha no Bairro Santa Maria. Hoje, vivemos numa cidade toda estruturada, melhor IDH do Brasil, lugar que todo mundo gostaria de morar. Tenho muito orgulho da minha cidade”, contou.
São Caetano e o desenvolvimento urbano
Atualmente, São Caetano do Sul é reconhecida por indicadores sociais elevados e qualidade de vida entre as melhores do país. A cidade mantém um dos maiores IDHs do Brasil e é exemplo em políticas públicas e serviços de saúde, educação e infraestrutura. As comemorações reforçam o vínculo entre passado e presente, unindo gerações em um sentimento de pertencimento.
________
*Com informações: PMSCS