Entre as prioridades do Departamento Estadual de Trânsito de São Paulo (Detran-SP), os motociclistas recebem um olhar redobrado nesta semana. É quando acontece a primeira edição da Semana Nacional de Prevenção a Acidentes com Motociclistas, criada em outubro de 2024 pela Lei 15.006. Neste ano, o período estabelecido é de 27 de julho a 2 de agosto. Os motociclistas formam o grupo que mais morre no trânsito.
Como parte das ações da Semana Nacional, o Detran-SP realiza atividades educativas e de fiscalização voltadas a esse público, em todo estado. Nesta terça-feira (29), a cidade de São Caetano do Sul recebe uma ação educativa na avenida Goiás, a partir das 10h. Os motociclistas receberão noções de direção defensiva, além da utilização dos equipamentos de segurança obrigatórios para a preservação de vidas.
Capital
Na sexta-feira pela manhã, esses mesmos jovens serão levados ao pit stop realizado pelo Detran-SP com a Associação Brasileira dos Fabricantes de Motocicletas, Ciclomotores, Motonetas, Bicicletas e Similares (Abraciclo), um circuito educativo que tem como objetivo reforçar a importância da pilotagem defensiva, do uso de equipamentos de segurança e do respeito às leis de trânsito — promovendo mais consciência e proteção para quem vive sobre duas rodas.
O pit stop começa na quinta-feira e deve receber, nos seus dois dois dias de realização, cerca de 2.500 motociclistas, motofretistas e entregadores. O circuito será promovido em uma estrutura armada no canteiro central da Marginal Pinheiros, na altura de Interlagos, zona sul da capital paulista, das 7h às 16h. Na quinta-feira, haverá uma cerimônia, às 10h, com representantes do setor.
A ação conta com a parceria da Companhia de Engenharia de Tráfego de São Paulo (CET-SP) e do Comando de Policiamento de Trânsito da Polícia Militar do Estado (CPTran–SP), além do apoio do Corpo de Bombeiros e do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu).
______
Fonte: Detran-SP