Um ciclone extratropical formado no Rio Grande do Sul mantém o tempo instável nesta segunda-feira (28) nos três estados da região Sul, com pancadas de chuva moderada e ventos fortes. No Rio Grande do Sul, foram registradas rajadas entre 50 e 70 km/h, enquanto em áreas do leste gaúcho, Santa Catarina e Paraná os ventos chegaram a 90 km/h.
Além disso, o sistema meteorológico também atingiu o Sudeste do país. Na manhã desta segunda, houve chuva e ventos fortes na capital paulista, incluindo a queda de uma árvore sobre um carro na zona leste de São Paulo.
Alertas do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet)
O Inmet mantém alerta laranja para vendaval em Rio Grande do Sul, Santa Catarina e parte do Paraná, com ventos previstos entre 60 e 100 km/h. O aviso está em vigor até o fim do dia.
Também há alerta laranja para ventos costeiros que abrangem o litoral do Paraná, São Paulo, Rio de Janeiro e parte do Espírito Santo, válido até o fim da terça-feira (29).
Em função das condições instáveis, o instituto aponta a possibilidade de queda de granizo, principalmente em regiões serranas dessas áreas.
Previsão do tempo para São Paulo e outras regiões
Na capital paulista, a temperatura começará a cair a partir desta terça-feira, com mínima prevista de 10 °C e máxima de 16 °C. Na quarta, o frio se intensifica, com mínima de 8 °C.
No restante do estado de São Paulo, assim como no Rio de Janeiro, Minas Gerais e Espírito Santo, o tempo será firme, com presença de sol.
No Nordeste, há risco de temporais e chuva forte na costa leste, enquanto o interior permanece seco, com baixa umidade, especialmente no Piauí, Maranhão e oeste da Bahia.
No Norte, pancadas de chuva são esperadas no Acre, Amazonas, Roraima e Rondônia, com tempo firme e seco no Pará, Amapá e Tocantins.
No Centro-Oeste, as chuvas moderadas a fortes ficam restritas a Mato Grosso do Sul. Em Goiás, Distrito Federal e Mato Grosso, o tempo segue seco e ensolarado, com umidade relativa do ar baixa, variando entre 12% e 20% nas horas mais quentes do dia.