A Prefeitura de São Caetano do Sul já iniciou a ampliação do Smart Sanca – Centro de Inteligência, Segurança e Emergências. A administração municipal abriu licitação para compra de 153 novas câmeras, que vão se juntar aos 510 equipamentos que compõem a moderna estrutura de monitoramento e combate à criminalidade no município.
>>mais notícias: Smart Sanca
O projeto de expansão, que será realizado conforme a capacidade orçamentária e demanda operacional, inclui extensão da infraestrutura tecnológica com mais 51,5 mil metros de cabeamento de fibra óptica, 100 postes de sustentação e 153 câmeras de última geração, incluindo modelos PTZ (que permitem movimentos panorâmicos e zoom), fixas e LPR (para leitura de placas de veículos), com capacidade de reconhecimento facial. A perspectiva é investir R$ 19 milhões no aprimoramento do centro de inteligência.

“Essa modernização fará do Smart Sanca uma ferramenta ainda mais poderosa de monitoramento da nossa cidade. Nossa meta é ter uma câmera em cada rua e cruzamento de São Caetano do Sul, para garantir a tranquilidade do morador da nossa cidade”, destacou o prefeito de São Caetano, Tite Campanella. “Em poucas semanas o Smart Sanca nos trouxe resultados que nos dá a certeza que estamos no caminho certo ao robustecer ainda mais essa importante ferramenta.”
A ampliação da infraestrutura prevê ainda a instalação de cinco servidores de armazenamento, 54 switches gerenciáveis e sete estações de trabalho, garantindo capacidade de processamento e análise de dados em tempo real. O sistema contará com 256 licenças de software VMS (Video Management System), que permitirão a integração e gestão centralizada de todas as câmeras, potencializando a capacidade de análise e resposta dos órgãos de segurança.
Inaugurado no último dia 19/7, o Smart Sanca resultou na prisão de 27 procurados pela Justiça – com reconhecimento facial e de leitura de placas veiculares. Entre os indivíduos detidos com mandados em aberto estavam procurados por tráfico de drogas e até homicídios.
O Smart Sanca também tem se mostrado fundamental no combate à criminalidade, com resultados comprovados em diversas operações bem-sucedidas e redução dos indicadores criminais – em junho, a Secretaria de Segurança Pública do Estado de São Paulo reportou que São Caetano registrou somente um roubo de veículos.
“Com essa ampliação, que inclui ainda novas unidades de rede ótica e 700 metros de cabeamento elétrico especializado, o sistema ganhará ainda mais precisão e agilidade, fortalecendo o trabalho integrado entre as secretarias que utilizam o Smart Sanca, como a Secretaria de Segurança, a Guarda Civil Municipal, Polícia Militar, a Secretaria de Mobilidade Urbana e a Defesa Civil”, pontuou o secretário de Governo, Caio Lessio Previato.
A expectativa é que os novos equipamentos comecem a ser instalados ainda no primeiro semestre de 2026, trazendo mais segurança e qualidade de vida para a população de São Caetano do Sul.
_______
Fonte: PMSCS | Texto: Raphael Rocha/PMSCS