A Agência de Desenvolvimento Econômico Grande ABC passou a integrar o Programa Escola do Trabalhador 4.0 como polo regional, a partir do termo de parceria anunciado nesta quinta-feira (14/08). Em evento realizado na sede da entidade regional, o programa foi apresentado pela equipe técnica do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) aos representantes de diversos setores da região. O evento contou com a participação de autoridades municipais, representantes do legislativo, sindicatos, empresas, Terceiro Setor, academia e fundos sociais.
A iniciativa vai oferecer 176 cursos gratuitos de capacitação e aperfeiçoamento profissional, voltados à área de tecnologia, em parceria com a Microsoft e instituições de ensino, fortalecendo políticas de qualificação profissional e empregabilidade no Grande ABC. Além disso, há a possibilidade de formações sob medida para cada município, processo que poderá ser encaminhado por meio da entidade regional.
Com recursos de Inteligência Artificial e formato digital, os cursos – certificados pelo MTE, Microsoft e Agência de Desenvolvimento – serão disponibilizados para o setor público e privado, ampliando as oportunidades de aprendizagem e preparando trabalhadores e trabalhadoras para as transformações do mercado de trabalho.
Para o presidente da Agência, Aroaldo da Silva, a iniciativa reforça a integração de esforços para democratizar o acesso à educação profissional e impulsionar a requalificação diante das mudanças tecnológicas e produtivas. “Muito nos honra sediar esse programa na Agência, com formações que vão ao encontro das demandas dos setores econômicos e também da classe trabalhadora para se conectar com os desafios do mercado de trabalho”, comentou Silva.
Representando o colegiado de prefeitos do Consórcio Intermunicipal Grande ABC, o prefeito de Rio Grande da Serra, Akira Auriani, destacou que a iniciativa fortalece a discussão sobre o futuro da economia da região. “O mundo mudou e o ABC passa por esse processo de transformação mais rápido ainda, por isso precisamos olhar para frente, discutindo trabalho, renda, a nova indústria e como olharmos para o jovem para entender o que ele quer para o futuro”, afirmou Auriani.
Segundo o chefe de gabinete da Secretaria de Qualificação do MTE, Henrique Eduardo Medeiros Aquino, a pasta está de portas abertas para fortalecer as cidades. “Nosso objetivo é avançar no aumento da empregabilidade, atração de empresas, crescimento econômico e, o mais importante, desenvolvimento social. Por isso, o Ministério do Trabalho está à disposição e de portas abertas para toda a região”, comentou Aquino.
A partir da parceria realizada entre MTE e Agência, será definido um cronograma para implementação do polo regional do programa. Já capacitadas pela equipe técnica do ministério, prefeituras, Consórcio Intermunicipal Grande ABC, entidades e empresas poderão aderir ao polo regional e garantir o acesso para seus respectivos públicos.
_______
Fonte: Agência Grande ABC
Fotos: Adonis Guerra e Presley Targino