A Prefeitura de São Bernardo, em parceria com o Sebrae, realizou na noite desta terça-feira (19/08), o encontro de lançamento do Programa ALI (Agente Local de Inovação), nas dependências do Ceitec (Centro de Inovação e Tecnologia), no Baeta Neves. A iniciativa integra o conjunto de políticas públicas do município para apoiar micro e pequenos empreendedores, promovendo inovação, aumento da produtividade e competitividade nos negócios locais.
>>mais notícias: São Bernardo do Campo
O evento reuniu representantes da Prefeitura, Sebrae e empreendedores, além de contar com a palestra “O Valor do Planejamento Estratégico”, voltada a orientar os participantes sobre práticas de gestão eficientes para fortalecer seus negócios. O Programa ALI oferece acompanhamento especializado e gratuito para empresas que desejam inovar e ganhar competitividade no mercado. Com duração de até seis meses, o projeto prevê encontros coletivos e atendimentos individuais, conduzidos por agentes capacitados que ajudam os empreendedores a identificar oportunidades de melhoria, implementar soluções inovadoras e transformar produtos, serviços e processos.
Durante a atividade, a prefeita Jessica Cormick frisou a importância do empreendedorismo para o desenvolvimento da cidade. “Empreender é um ato de coragem. Nossa gestão está de portas abertas para quem quer crescer em São Bernardo. O pequeno e o médio empreendedor são grandes geradores de empregos, responsáveis por abrir novas oportunidades para a população. A cidade é feita de pessoas que acreditam no futuro do município, e o Ceitec é mais um espaço criado para apoiar e impulsionar quem aposta em São Bernardo”, disse.
Nesta nova edição do programa, a meta é atender 250 empresas, com expectativa de ampliar em 23% a produtividade das participantes. Vale lembrar que apenas negócios com mais de um ano de CNPJ, que não tenham participado do ciclo 2024, podem ingressar na jornada.
O gerente regional do Sebrae no Grande ABC, Vinicius Nóbrega, ressaltou o protagonismo do município no fortalecimento do empreendedorismo. “São Bernardo já é a cidade com maior adesão ao programa em toda a região e isso mostra a força do empreendedor local. Ficamos felizes em ver os resultados não só aqui, mas em todo o ABC. O Programa ALI conecta soluções, aumenta a produtividade e garante mais rendimentos para quem acredita e investe no seu negócio”, sustentou.
PARCERIA DE SUCESSO – No encontro, o gerente regional do Sebrae destacou o sucesso dos programas que o Sebrae e o município têm realizado em conjunto. Segundo Nóbrega, apenas neste ano, a cidade já contabiliza 47 turmas de gestão entre os programas Bora Empreender e Bora Aprender, além de 17 cursos técnicos concluídos, reforçando a qualificação de empreendedores locais.
O secretário de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Juventude de São Bernardo, Rafael Demarchi, salientou que São Bernardo tem estruturado uma série de iniciativas para fomentar a economia, pontuando que essa parceria irá continuar. “Essa parceria é fundamental para a criação de novos polos de trabalho, o que permitirá atrair investimentos e consolidar nossa meta de transformar São Bernardo no maior hub logístico do Brasil. Estar ao lado do comerciante e do empresário é o nosso compromisso, porque sabemos que o aquecimento da economia gera emprego e renda para nossa população”, afirmou.
Além do Programa ALI, a Prefeitura de São Bernardo já promoveu diversas iniciativas de apoio direto ao empreendedor, como:
• Carreta do Sebrae: escritório itinerante que oferece consultorias e orientações sobre negócios, inovação e gestão.
• Sala do Empreendedor: espaço com cursos e capacitações gratuitas. Somente em 2025, já beneficiou 1.100 pessoas com programas voltados à formalização, capacitação técnica e crescimento de micro e pequenos negócios.
• Bora Empreender: voltado a quem já possui negócio.
• Bora Aprender: destinado a quem planeja abrir sua própria empresa.
_______
Fonte: PMSBC | Texto: Marcos Xavier/PMSBC